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Apresentação
Apresentação
No dia-a-dia os empresários tomas decisões em ambientes de concorrência imperfeita.
São ambientes de decisão estratégica no sentido em que os resultados da opção de uma empresa dependem das suas decisões e das reações das suas concorrentes
A Organização industrial é a disciplina que se dedica à análise das estruturas de mercado com ambientes estratégicos. Analisam-se as características do mercado, as alternativas de comportamento das empresas e os resultados esperados.
Conclui-se a disciplina discutindo a aplicação da lei da concorrência e os fatores que influenciam a competitividade da economia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT461-39
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A teoria da empresa
1.1.A origem da moderna empresa capitalista
1.2.A natureza da empresa
1.3.O “empreendedor”
2.O Mercado, a concorrência e os concorrentes
2.1.Conceito de mercado e sua definição
2.2.Estrutura de mercado
2.3.Modelos de análise do mercado
2.4.Comportamento estratégico: conceitos básicos de teoria dos jogos
2.5.Modelos de relação estratégica
2.6.Entrada e Saída de mercado
3.Posição estratégica e dinâmica
3.1.Análise da indústria
3.2.Posicionamento estratégico e vantagem competitiva
3.3.Sustentabilidade da vantagem competitiva
4.Política Industrial, Regulação económica e Lei da Concorrência
4.1.Conceitos
4.2.Política Industrial em Portugal
4.3.A Regulação Económica em Portugal
4.4.A Lei da Concorrência Portuguesa
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências nos seguintes temas:
i. Compreensão do conceito de empresa enquanto uma instituição complexas cuja existência decorre de uma análise dos Custos de Transação do mercado e de opções comportamentais.
ii. Identificação e caracterização dos mercados em que uma empresa concorre.
iii. Identificação da estrutura concorrencial em que uma empresa atua.
iv. Identificação de estratégicas económicas a adotar no mercado.
v. Compreensão do quadro de aplicação da Lei da Concorrência.
vi. Identificação dos fatores fundamentais á competitividade de uma economia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O aluno pode ser avaliado à disciplina, de acordo com o regulamento pedagógico do curso de mestrado, através de uma prova de exame, avaliada para 20 valores, e que decorrerá sem consulta
Alternativamente, o aluno pode optar por um sistema de avaliação contínua, que integra dois momentos de avaliação:
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Um trabalho, que pode ser realizado em grupos de 2 alunos, que envolve a entrega de dois trabalhos escritos e uma apresentação e que tem uma ponderação de 50% na nota final.
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Um momento de avaliação por teste escrito sem consulta e que terá uma ponderação de 50% na nota final.
Para promover um maior envolvimento dos alunos na matéria o trabalho pratico é desenvolvido em dois momentos acompanhando a matéria teórica.
Para promover a leitura do texto de apoio, os alunos são informados que nos testes escritos serão chamados a comentar parágrafos ou exemplos que constam dos diferentes textos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Besanko, D; Dranove, D., Shanley, M.; Schaefer, S. (2013), ¿Economics of Strategy¿, 6td edition, Wiley
Chandler, A. (1994), ¿Scale and Scope: The Dynamics of Industrial Capitalism¿, Harvard University Press,
Spulber, D (2009), ¿The theory of the firm: microeconomics with endogenous entrepreneurs, firms, markets and
organization¿, Cambridge
Cabral, Luís (2002), ¿Introduction to Industrial Organization¿, The MIT Press, Cambridge Massachusetts
Bishop, S. and Walker, M. (2010), ¿The Economics of EC Competition Law: Concepts, Application and
Measurement¿, Sweet and Maxwell
Froeb, L. (2008), ¿Managerial Economics: A Problem-Solving Approach¿, 2nd Edition. Vanderbilt University;
Tirole, Jean (1988), ¿The theory of Industrial Organization¿, The MIT Press, Cambridge Massachusetts
Church, Jeffry e Ware, Roger (2000), ¿Industrial Organization ¿ a Strategic Approach¿, Mc Graw Hill International
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não