filmeu

Disciplina Organização Industrial

  • Apresentação

    Apresentação

    No dia-a-dia os empresários tomas decisões em ambientes de concorrência imperfeita.  

    São ambientes de decisão estratégica no sentido em que os resultados da opção de uma empresa dependem das suas decisões e das reações das suas concorrentes  

    A Organização industrial é a disciplina que se dedica à análise das estruturas de mercado com ambientes estratégicos. Analisam-se as características do mercado, as alternativas de comportamento das empresas e os resultados esperados.  

    Conclui-se a disciplina discutindo a aplicação da lei da concorrência e os fatores que influenciam a competitividade da economia.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A teoria da empresa  

    1.1.A origem da moderna empresa capitalista  

    1.2.A natureza da empresa  

    1.3.O “empreendedor”  

    2.O Mercado, a concorrência e os concorrentes  

    2.1.Conceito de mercado e sua definição   

    2.2.Estrutura de mercado 

    2.3.Modelos de análise do mercado 

    2.4.Comportamento estratégico: conceitos básicos de teoria dos jogos 

    2.5.Modelos de relação estratégica 

    2.6.Entrada e Saída de mercado 

    3.Posição estratégica e dinâmica 

    3.1.Análise da indústria 

    3.2.Posicionamento estratégico e vantagem competitiva 

    3.3.Sustentabilidade da vantagem competitiva  

    4.Política Industrial, Regulação económica e Lei da Concorrência 

    4.1.Conceitos  

    4.2.Política Industrial em Portugal 

    4.3.A Regulação Económica em Portugal 

    4.4.A Lei da Concorrência Portuguesa  

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos desenvolvam competências nos seguintes temas: 

    i. Compreensão do conceito de empresa enquanto uma instituição complexas cuja existência decorre de uma análise dos Custos de Transação do mercado e de opções comportamentais. 

    ii. Identificação e caracterização dos mercados em que uma empresa concorre. 

    iii. Identificação da estrutura concorrencial em que uma empresa atua. 

    iv. Identificação de estratégicas económicas a adotar no mercado. 

    v. Compreensão do quadro de aplicação da Lei da Concorrência. 

    vi. Identificação dos fatores fundamentais á competitividade de uma economia.  

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O aluno pode ser avaliado à disciplina, de acordo com o regulamento pedagógico do curso de mestrado, através de uma prova de exame, avaliada para 20 valores, e que decorrerá sem consulta 

    Alternativamente, o aluno pode optar por um sistema de avaliação contínua, que integra dois momentos de avaliação:  

    1. Um trabalho, que pode ser realizado em grupos de 2 alunos, que envolve a entrega de dois trabalhos escritos e uma apresentação e que tem uma ponderação de 50% na nota final.  

    1. Um momento de avaliação por teste escrito sem consulta e que terá uma ponderação de 50% na nota final.  

    Para promover um maior envolvimento dos alunos na matéria o trabalho pratico é desenvolvido em dois momentos acompanhando a matéria teórica. 

    Para promover a leitura do texto de apoio, os alunos são informados que nos testes escritos serão chamados a comentar parágrafos ou exemplos que constam dos diferentes textos.   

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Besanko, D; Dranove, D., Shanley, M.; Schaefer, S. (2013), ¿Economics of Strategy¿, 6td edition, Wiley 

    Chandler, A. (1994), ¿Scale and Scope: The Dynamics of Industrial Capitalism¿, Harvard University Press, 

    Spulber, D (2009), ¿The theory of the firm: microeconomics with endogenous entrepreneurs, firms, markets and 

    organization¿, Cambridge 

    Cabral, Luís (2002), ¿Introduction to Industrial Organization¿, The MIT Press, Cambridge Massachusetts 

    Bishop, S. and Walker, M. (2010), ¿The Economics of EC Competition Law: Concepts, Application and 

    Measurement¿, Sweet and Maxwell 

    Froeb, L. (2008), ¿Managerial Economics: A Problem-Solving Approach¿, 2nd Edition. Vanderbilt University; 

    Tirole, Jean (1988), ¿The theory of Industrial Organization¿, The MIT Press, Cambridge Massachusetts 

    Church, Jeffry e Ware, Roger (2000), ¿Industrial Organization ¿ a Strategic Approach¿, Mc Graw Hill International 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios