filmeu

Disciplina Comportamento Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Desafios e Oportunidades do contexto organizacional atual a. Tendências atuais do mercado de trabalho b. Profissões e Competências de futuro 2. Estudo do Comportamento Organizacional (CO): Conceitos e Abordagens Teóricas 3. CO: Análise Individual a. Diversidade nas organizações (Características sociodemográficas, personalidade, competências) b. Motivação e satisfação no trabalho c. Empowerment e o Comprometimento Organizacional 4. CO: Análise Grupal a. Desenvolvimento de Liderança e Equipas b. Comunicação c. Conflito e Negociação 5. CO: Análise Organizacional a. Estrutura Organizacional b. Cultura e clima organizacional c. Mudança Organizacional
  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreender as tendências do mercado de trabalho, profissões emergentes e competências necessárias para o futuro. 2.Explorar as principais abordagens teóricas e conceitos fundamentais que explicam o comportamento dos indivíduos e grupos nas organizações. 3.Investigar a diversidade organizacional, analisando as características sociodemográficas, personalidade e competências dos indivíduos, e como essas variáveis influenciam a dinâmica organizacional. 4.Aplicar teorias de motivação e satisfação para promover o empowerment e o comprometimento organizacional, melhorando o desempenho e o bem-estar dos colaboradores. 5.Desenvolver competências de liderança, trabalho em equipa, comunicação eficaz, e resolução de conflitos, essenciais para a gestão de grupos e equipas. 6.Compreender a estrutura, cultura e clima organizacional, e desenvolver estratégias para implementar mudanças organizacionais de forma eficaz, minimizando resistências e promovendo a adaptação.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Esta unidade curricular é constituída por uma componente teórica e uma componente prática. A componente teórica é lecionada através do método expositivo interativo, pois os alunos são desafiados a pensar sobre as situações e a encontrar soluções para os problemas apresentados, com recurso a um conjunto de slides que abordam os vários conteúdos programáticos, vídeos e artigos. Na componente prática é utilizado o método 'learning by doing', com especial ênfase no trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo das aulas, com diversas atividades e discussão de casos. Algumas metodologias: 1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) 2. Sala de Aula Invertida 3. Mapas Mentais/Brainstorming 4. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) 5. Avaliação entre Pares - Discussões em grupo, feedback e coavaliação de trabalhos para fomentar o pensamento crítico e a colaboração.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Robbins, S; Judge, T. (2024). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (19th edition) Robbins, S., Coulter, M. (2021). Management, 15th edition, Pearson. ISBN 978-1292340883. Northouse, P. (2016). Leaderhip - Theory and Practice, 17th Editions, SAGE Publications, Inc. Artigos cientificos para apresentação e discussão em aula fornecidos pelo Docente.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho Individual - Revisão da Literatura

    30% - Escrito

    20% - Apresentação - Avaliaçao do docente

    10% - Avaliaçao por pares

    A definir

    60%

    Apresentação e discussão de artigo cientifico Trabalho em Grupo

    Semanal

    35%

    Participação e discussão de assuntos atuais nas aulas

    Ao longo do trimestre

    5%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios