filmeu

Disciplina Comportamento Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem Histórica
    2. Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individual; Satisfação no trabalho;
    Empenhamento organizacional; Motivação
    3. Análise ao nível do grupo
        1. Liderança
        2. Comunicação
        3. Poder e comportamento político
        4. Conflito
        5. Negociação
    4. Análise ao nível organizacional
         1. Estrutura organizacional
         2. Cultura e Clima organizacionais

  • Objetivos

    Objetivos

    •Compreender a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional e vice-versa.

    •Aplicar conceitos para a análise do comportamento organizacional.

    • Perceber a importância dos atores internos e agentes sociais para as estratégias organizacionais.

    •Compreensão e reflexão sobre as conceções éticas que afetam uma organização, os processos organizacionais, o micro e macro comportamento organizacional.

    •Aplicar conceitos e modelos teóricos e práticos organizacionais.

    • Perceber a importância das organizações para a sociedade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia dos modelos mentais- desenvolve e refina as competências de tomada de decisão e resolução de problemas.

    Metodo interrogativo- refina as competências de criatividade, diálogo e relexão. Metodo de realidade virtual- desenvolve a confiança e as competências em situação de simulação. Aprendizagem baseada na experiência, metodologia da dinâmica de grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora.
    • Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill.
    • Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo.
    • Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios