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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT461-6587
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem Histórica
2. Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individual; Satisfação no trabalho;
Empenhamento organizacional; Motivação
3. Análise ao nível do grupo
1. Liderança
2. Comunicação
3. Poder e comportamento político
4. Conflito
5. Negociação
4. Análise ao nível organizacional
1. Estrutura organizacional
2. Cultura e Clima organizacionais
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Objetivos
Objetivos
•Compreender a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional e vice-versa.
•Aplicar conceitos para a análise do comportamento organizacional.
• Perceber a importância dos atores internos e agentes sociais para as estratégias organizacionais.
•Compreensão e reflexão sobre as conceções éticas que afetam uma organização, os processos organizacionais, o micro e macro comportamento organizacional.
•Aplicar conceitos e modelos teóricos e práticos organizacionais.
• Perceber a importância das organizações para a sociedade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia dos modelos mentais- desenvolve e refina as competências de tomada de decisão e resolução de problemas.
Metodo interrogativo- refina as competências de criatividade, diálogo e relexão. Metodo de realidade virtual- desenvolve a confiança e as competências em situação de simulação. Aprendizagem baseada na experiência, metodologia da dinâmica de grupo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora.
- Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill.
- Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo.
- Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não