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Disciplina Estágio em Neuropsicologia Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC diz respeito à unidade de estágio em Neuropsicologia Aplicada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O estágio tem duas vertentes: a) estagio supervisionado por um orientador/a da instituição; e b) supervisão pelo docente. Nesta última vertente o estudante ficará integrado no seminário de estágio que será¿ implementado através de sessões semanais de tutoria em pequeno grupo. Nestas sessões são abordados os seguintes tópicos:
    1. Regulamento do estágio, definição das funções do estagiário, ética e deontologia
    2. Apresentação de atividades e casos práticos e articulação com conhecimentos teóricos e estado da arte
    3. Reflexão sobre aplicação, limitações e potencialidades da avaliação/intervenção, em articulação com os conteúdos abordados no ano anterior
    4. Treino de competências de comunicação (observação e implementação; psicólogo/cliente; psicólogo/equipa)

    5. Práticas de avaliação em Neuropsicologia Aplicada
    6. Relatórios de estudo de caso
    7. Relatório de estágio.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram competências clínicas na área da Neuropsicologia. A aquisição destas competências será realizada numa primeira fase através da observação da prática dos orientadores de estágio no local e sob supervisão dos docentes desta UC. Numa segunda fase, os estudantes serão envolvidos na prática supervisionada essencialmente de atividades de avaliação neuropsicológica, onde poderão por em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Os estudantes serão envolvidos igualmente em atividades de intervenção neuropsicológica, como a estimulação cognitiva ou a reabilitação neuropsicológica, dependendo do contexto do estágio académico. As tarefas desempenhadas sob supervisão devem constituir atos específicos da Psicologia e serem adequados aos objetivos e missão da instituição onde são desenvolvidos.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo e demonstrativo. Inicialmente as metodologias são expositivas dos pontos iniciais do programa. Na fase seguinte da UC será¿ desenvolvido o treino em roleplay das principais competências de comunicação em contexto de estágio. Seguidamente, será¿ desenvolvido o treino especifico em situações relacionadas com os diferentes contextos de intervenção em Neuropsicologia, onde será privilegiada a discussão clínica de casos.
    A avaliação contempla a elaboração de um relatório de estágio. A redação não deve exceder as 30 páginas A4 e será entregue em suporte de papel e em formato digital. A assiduidade mínima para a conclusão desta unidade curricular é de 75%. A aprovação à UC depende da avaliação do docente orientador e ouvido o orientador institucional e terá em conta a assiduidade e a avaliação final oral do relatório de estágio perante um júri conforme o regulamento de seminário de estágio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct (2002, Amended June 1, 2010 and January 1, 2017). Retirado de http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx
    Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. NY: Oxford University Press.
    Poreh, A. (2012). The Quantified Process Approach to Neuropsychological Assessment. Hove: Psychology Press. Sohlberg, M. M., & Mateer, C. A. (2001). Cognitive Rehabilitation: An Integrative Neuropsychological Approach. NY: Guilford Press.
    Sweitzer, H. F., & King, M. (2014). The successful internship: Personal, professional, and civic development (4rd Ed). Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning.
     

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