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Disciplina Avaliação e Diagnóstico Nutricional

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Avaliação e Diagnóstico Nutricional pretende aprofundar conhecimentos teóricos e práticos, assim como desenvolver competências na seleção e aplicação de instrumentos e metodologias  na avaliação e no diagnóstico nutricional. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Antropometria e composição corporal Avaliação da ingestão alimentar Dados bioquímicos e avaliação nutricional  Exame físico na avaliação nutricional   Identificação do risco nutricional /desnutrição 
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a importância da avaliação estado nutricional e do diagnóstico nutricional fundamentais para a prática clínica na área das Ciências da Nutrição. Pretende-se ainda que os alunos sejam capazes de: - Selecionar e aplicar instrumentos de avaliação do risco nutricional. - Selecionar e aplicar metodologias de avaliação do estado nutricional. - Selecionar e aplicar metodologias de avaliação da ingestão alimentar e aporte nutricional. - Identificar o risco nutricional e caracterizar o estado nutricional do indivíduo.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Aulas teórico-práticas, destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica. A avaliação da UC consistirá na realização de três seminários/casos clínicos, sendo um com a ponderação de 40% e os outros dois com a ponderação de 30% cada. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Duarte, A.C.G. (ed.). (2007). Avaliação Nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais.  São Paulo: Atheneu.  - Gibson, R.S. (2005). Principles of Nutritional Assessment. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press.  - Heymsfield, S.B., Lohman,  T.G., Wang, Z., Going, SB. (2005). Human Body Composition, 2nd ed. Champaign: Human Kinetics. - Lee, R.D., Nieman, D.C. (2007). Nutritional Assessment. 4th ed. New York: McGraw-Hill Companies.  - Rossi, L., Caruso, L., Galante, A.P. (eds). (2017). Avaliação Nutricional: novas  perspectivas. 2nd Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.    
  • Avaliação

    Avaliação

    Instrumentos de avaliação: 

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Seminário/caso clínico 1

    dd-mm-yyyy

    40%

    Seminário/caso clínico 2

    dd-mm-yyyy

    30%

    Seminário/caso clínico 3

     

    30%

     

    As ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização de elementos de avaliação onde seja possível a sua utilização (Seminários/casos clínicos), têm de ser reveladas pelos alunos, identificando o propósito para a sua utilização. Na avaliação destes elementos de avaliação, os resultados serão aferidos através de elemento de avaliação complementar (oral ou escrito presencial) com a ponderação (70%). O uso responsável e ético da IA por parte dos alunos, com vista à integridade académica, será discutido em contexto de sala de aula, tendo em conta as regras definidas nesta FUC.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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