-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular procedemos a uma introducao a historia do cinema portugues numa perspectiva arquivistica, considerando em particular os filmes portugueses restaurados e os filmes portugueses que utilizam imagens de arquivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6353-23336
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1ª Parte: das origens ao PREC O cinema mudo e as vanguardas: a década de 1920 A transição para o sonoro e o “período classico” O cinema de propaganda e o cinema colonial Outros géneros: as coleções de films de arquivo O cinema moderno O cinema militante e o documentário etnográfico 2ª Parte: da década de 1980 à actualidade Subsídios e formação. A década de 1980 e a crise na distribuição e exibição Paulo Branco e a visibilidade do cinema português na Europa "Autores" do cinema português e o público em Portugal Fantasias Lusitânias: o uso dos arquivos no cinema contemporâneo Os festivais de cinema e a "geração curtas" O caso do cinema de animação: da Filmógrafo às longas metragens
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular procedemos a uma análise da história do cinema português incidindo numa perspectiva arquivística, considerando em particular os filmes restaurados e os que utilizam imagens de arquivo, de modo a salientar o cinema como património da humanidade. - conhecer e identificar as diferentes etapas do história do cinema português; - nesse processo conhecer os processos de restauro e preservação do património cinematográfico português.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas serão expositivas e de debate do tema em análise, com recurso a visionamento de filmes ou outros documentos audiovisuais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AREAL, Leonor (2011). Cinema Português. Um país imaginado. Lisboa: Ed. 70 BAPTISTA, Tiago. “Nationally Correct: The Invention of Portuguese Cinema”. Portuguese Cultural Studies, vol. 3, Issue 1: 3.18. COSTA, João Bénard da (1991). Stories of the cinema. Lisboa: INCM GRILO, João Mário (2006). O Cinema da Não-Ilusão. Histórias para o cinema português. Lisboa: Livros Horizonte OVERHOFF FERREIRA, Carolin (2013). O Cinema Português. Aproximações à sua história e interdisciplinaridade. São: Paulo: Alameda. RIBAS, Daniel and Paulo Cunha, eds. (2020). Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century. Vila do Conde: Agência da Curta Metragem
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação consiste na entrega de um ensaio sobre um dos seis temas (três sobre a primeira parte do programa e outros três sobre a segunda parte). Cada aluno escolhe um tema de trabalho. Não pode haver repetições, ou seja, dois alunos não podem trabalhar sobre o mesmo tema. A avaliação do ensaio vale os 100% da nota final. Em caso de reprovação o aluno terá a oportunidade de refazer o ensaio em época de exame.
The assessment consists of a paper on one of the six topics (three on the first part of the programme and another three on the second part) that will be made available in the first class. Each student chooses a topic to work on. There can be no repetition, i.e. two students cannot work on the same topic. The paper is graded as final mark. In the event of failure, the student will have the opportunity to redo the paper in the exam evaluation timetable.
Os temas de trabalho para a avaliação são:
1º parte:
- o papel dos arquivos na (re)descoberta do cinema de património;
- o cinema português numa perspetiva internacional;
- cinema português e géneros cinematográficos.
2ª parte:
- o uso de imagens de arquivo no cinema português contemporâneo: estudo de caso;
- análise da obra de um realizador;
- o cinema português e o seu público.
The work themes for the assessment are:
Part 1:
- the role of archives in the (re)discovery of heritage cinema;
- portuguese cinema from an international perspective;
- Portuguese cinema and film genres.
2nd part:
- the use of archive footage in contemporary portuguese cinema: case study;
- analysis the work of a film director;
- Portuguese cinema and its audience.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Ensaio 1ª parte/paper
dd-04-2024
50%
Ensaio 2ª parte/paper
dd-06-2024
50%
(...)
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





