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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular consiste em uma iniciação aos fundamentos de investigação académica, com foco nos métodos utilizados em ciências sociais e dos negócios, sobretudo no turismo. Mais especificamente, a unidade curricular aborda: conceitos gerais de investigação, introdução ao método científico, diferentes abordagens de investigação nas ciências sociais, ética na investigação académica e uma abordagem detalhada do processo de investigação em ciências sociais com ênfase nos problemas de investigação tipicamente abordados no turismo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6353-7351
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- DIntrodução à metodologia O
- O método científico
- Estilos de raciocínio
- Falácias
- Abordagens à investigação
- Quantitativa e qualitativa
- Pura/teórica e aplicada
- Transversal e longitudinal
- Validade e ética na investigação
- Validade x Verdade
- Responsabilidade epistémica
- Fraudes em investigação
- O processo de investigação
- Rutura
- Construção
- Verificação
- A pergunta de partida
- Clareza
- Exequibilidade
- Pertinência
- A exploração
- Leitura
- Entrevistas exploratórias
- Citações
- A problemática
- O modelo de análise
- Hipóteses
- Conceitos operatórios e sistémicos
- Recolha e análise de dados
- Definição dos dados pertinentes
- O campo de análise e as unidades de observação
- Instrumentos de recolha e análise
- DIntrodução à metodologia O
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Objetivos
Objetivos
Ao final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Aplicar conceitos básicos de filosofia da investigação e raciocínio crítico à realização de trabalhos académicos.
- Diferenciar as várias abordagens de investigação e selecionar a mais adequada ao seu projeto.
- Realizar investigações que gerem resultados válidos de forma ética.
- Desconstruir um projeto de investigação entre as suas diferentes etapas e atos.
- Formular uma pergunta de partida clara, exequível e pertinente.
- Realizar um processo de exploração, adequado ao problema de investigação.
- Definir uma problemática de estudo e expressá-la através de perguntas e/ou hipóteses.
- Selecionar uma amostra, um instrumento de recolha e um método de análise adequados ao projeto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Adams, J. Hafiz , T.A., Raeside, R. & White , D. (2007). Research methods for graduate business and social science students , New Dehli , Sage Publications
- Quivy, R. & Campenhoudt , L.V. (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva
- Barañano, A.M. (2004). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
- Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). (1999). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim