-
Apresentação
Apresentação
Introdução às principais metodologias de investigação. Fundamental para que os estudantes adquiram conhecimentos e competências tendo em vista a elaboração da dissertação e/ou do projeto prático.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6353-7351
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte teórica: desenhar proposta de dissertação: Revisão FUC e linhas-guia da faculdade Análise dos tipos de metodologia existentes Estado da arte, revisão de literatura e procura de fontes Formulação do problema de investigação e relativas hipóteses Apresentação de exemplos históricos relevantes para a área de estudo Apresentação sumária dos alunos Resolução de dúvidas e afinação apresentações Parte pratica: acompanhamento individuais de enquadramento dos projetos práticos ou teóricos
-
Objetivos
Objetivos
- conhecer as tipologias principais de metodologias de investigação; - padronizar modelos e estruturas da escrita científica; - conhecer as tendências de maior importância contemporânea para a área de estudo; - competências em formulação de propostas de investigação; - ter uma linha coerente e sólida para elaborar o projeto prático e teórico de tese
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A divisão em duas partes do programa com dois docentes diferentes oferece uma maior riqueza metodológica em função dos objectivos que se querem atingir. O visionamento de exemplos sobre os temas das aulas ajuda ao debate crítico que se quer estabelecer entre professor e aluno a este nível de ensino.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cattrysse, P. (2014). Descriptive Adaptation Studies. Epistemological and Methodological Issues. Garant. Logan, W., Craith, M. N., & Kockel, U. (Eds.) (2016). A Companion to Heritage Studies. Wiley Blackwell. Rose, G. (2022). Visual Methodologies. An Introduction to Researching with Visual Materials. University of Oxford. Saldaña, J. (2011). Fundamentals of Qualitative Research. Oxford University Press. Salles, C. A. (2008). Crítica Genética. Fundamentos dos Estudos Genéticos sobre o Processo de Criação Artística. EDUC. Stettler, R. (2014). The Politics of Knowledge Work in the Post-Industrial Culture. Understanding the Dissemination of Knowledge of the Sciences, Humanities, and the Arts. Ambra. Vannini, P. (Ed.) (2015). Non-Representational Methodologies. Re-Envisioning Research. Routledge.
-
Avaliação
Avaliação
As aulas serão expositivas e de debate do tema em análise, com recurso a documentos bibliográficos, aplicações digitais, material imagético, etc.
The classes will be expository and discuss the topic under analysis, resorting to relevant bibliography, digital and image content, etc.
A avaliação consiste numa memória descritiva da dissertação ou relatório de projeto, devendo incluir todos os elementos relevantes para o seu desenvolvimento.
The evaluation will be based on a descriptive summary of the dissertation or project to be developed by the students.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
relatório / projeto de tese teórico e/ou prático
dd-mm-yyyy
100%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





