filmeu

Disciplina História, Estética e Cultura do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende reconhecer, sobretudo na modernidade e no contemporâneo, as relações históricas dos media sonoros com a técnica e a evolução dos mesmos na sociedade. Os estudantes aprendem com a arqueologia dos media sonoros os trabalhos desenvolvidos e os desvios ocorridos no uso e função dos aparelhos. Ficam, portanto, aptos a promoverem a hibridez dos géneros e das artes do som fundamentadas na caracterização exaustiva dos objetos técnicos e sua receção. Ao conhecerem a história e a estética, sobretudo em objetos sonoros, estão aptos a reconhecerem o que é novo e o que pode ser alterado no que a história constituiu. Dar-se-á enfase aos movimentos musicais, após a primeira guerra mundial, tendo como fundo a introdução de meios de comunicação e os problemas levantados à arte sónica e à sua difusão.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Arqueologia dos media sonoros;

    2. A invenção dos dispositivos de gravação e reprodução sonoras: causas, objetos e funções;

    3. Os desvios dos meios sonoros ao longo do século XIX e XX: alterações estruturais e funcionais;

    4. Comportamentos e efeitos sociais: a estética e os dispositivos;

    5. A revolução elétrica, os aparelhos sonoros e o corpo;

    6. A música e os objetos estranhos: religação técnica e revisão da composição;

    7. Os problemas levantados à ecologia acústica;

    8. As formas da hibridez artística e os novos géneros;

    9: As artes do som e os novos suportes audiovisuais: o cinema, o vídeo e os meios imersivos.

    10. Situação atual.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Entender a situação atual a partir dos dados históricos;

    2. Conhecer a situação atual a partir do conjunto dos dispositivos e atividade artística desenvolvidos no século XX e XXI;

    3. O(a) estudante ganha competências para uma reflexão centrada na produção de som, possibilitando o seu desenvolvimento individual e a sua capacidade artística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Apresentação dos principais elementos e problemas inseridos no programa; 

    2. Apresentação de casos de estudo, no domínio das artes sonoras, da relação dos meios sonoros e da música; 

    3. Tutoria na relação com a criação artística dos estudantes. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios