filmeu

Disciplina Projeto de Dissertação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular fornece aos estudantes do mestrado em Produção e Tecnologias do Som aptidões teoréticas e práticas direcionadas à elaboração do projeto final de dissertação de mestrado. Alicerçada sobre a emergência do conceito de som e suas tecnologias, a UC pretende contribuir para a evolução das áreas dos estudos do som na academia portuguesa. Entendida como trabalho preparatório à realização da tese, a disciplina introduz os alunos às problemáticas e metodologias próprias deste campo de investigação, numa perspetiva interdisciplinar. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Focada na preparação para a dissertação de mestrado, a unidade curricular desenvolve-se de forma tutorial, organizada enquanto permanente diálogo entre cada aluno e o respetivo professor/orientador. 

    Parte I: Fundamentos
    1. O que significa investigar? Para que serve uma tese? 

    2. Introdução à investigação em som
    3. Disciplinaridade e multidisciplinaridade
    4. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade 

    5. Sound studies, artistic research e practice-based research 

    Parte II: Aprofundamentos: teoria e prática

    1. Escolha e organização de fontes bibliográficas 

    2. O índice
    3. Fichas e apontamentos 

    4. O estado da arte 

    5. Metodologias de investigação 

    6. Plano geral do trabalho 

    Parte III: Pesquisa 

    1. Problemas em aberto no contexto atual
    2. Pesquisa individual e elaboração do trabalho final 

  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC: A identificação dos fundamentos científicos, técnicos, artísticos e/ou filosóficos relativos ao problema de investigação; a contextualização sistemática do estado da arte relativo às problemáticas em análise; a aquisição de competências críticas e analíticas bem como uma reflexão sobre as metodologias a desenvolver; a calendarização faseada do projeto de investigação, incluindo tarefas-chave; Pretende-se ainda motivar um questionamento individual sobre a forma como os diversos planos e temáticas de investigação selecionadas se enquadram e inscrevem na contemporaneidade. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino tutorial/acompanhamento individual. Apresentação semanal pelos alunos das problemáticas e progressos na investigação. Discussão em aula de todos os pontos da pesquisa, incluindo referências textuais, instâncias sonoras e/ou tecnológicas que permitirão enraizar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver pelo estudante  

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bull, M., Cobussen, M. (Eds) (2021) The Bloomsbury Handbook od Sonic Methodologies. Bloomsbury Academic 

    Creswell, J. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. Sage Publications, Inc. 

    Eco, U. (2015) How to write a thesis. MIT Press 

    Frodeman, R., Klein, J. & Mitcham, C. (2010) The Oxford Handbook Of Interdisciplinarity. Oxford University Press 

    Hannula, M., Suoranta, J. & Vadén, T. (2014) Artistic Research Methodology: Narrative, Power and the Public. Critical Qualitative Research. Peter Lang. 

    Kittler, F. (1999) Gramophone, film, typewriter . Stanford University Press.
    Peters, P., Borgdorff, H., & Pinch, T. (2019) Dialogues between Artistic Research and Science and Technology Studies. Routledge
    Sterne, J. (Ed.) (2012) The Sound Studies Reader . Routledge. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios