filmeu

Disciplina Projeto de Dissertação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular fornece aos estudantes do mestrado em Produção e Tecnologias do Som aptidões teoréticas e práticas direcionadas à elaboração do projeto final de dissertação de mestrado. Alicerçada sobre a emergência do conceito de som e suas tecnologias, a UC pretende contribuir para a evolução das áreas dos estudos do som na academia portuguesa. Entendida como trabalho preparatório à realização da tese, a disciplina introduz os alunos às problemáticas e metodologias próprias deste campo de investigação, numa perspetiva interdisciplinar. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Focada na preparação para a dissertação de mestrado, a unidade curricular desenvolve-se de forma tutorial, organizada enquanto permanente diálogo entre cada aluno e o respetivo professor/orientador. 

    Parte I: Fundamentos
    1. O que significa investigar? Para que serve uma tese? 

    2. Introdução à investigação em som
    3. Disciplinaridade e multidisciplinaridade
    4. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade 

    5. Sound studies, artistic research e practice-based research 

    Parte II: Aprofundamentos: teoria e prática

    1. Escolha e organização de fontes bibliográficas 

    2. O índice
    3. Fichas e apontamentos 

    4. O estado da arte 

    5. Metodologias de investigação 

    6. Plano geral do trabalho 

    Parte III: Pesquisa 

    1. Problemas em aberto no contexto atual
    2. Pesquisa individual e elaboração do trabalho final 

  • Objetivos

    Objetivos

    São objetivos desta UC: A identificação dos fundamentos científicos, técnicos, artísticos e/ou filosóficos relativos ao problema de investigação; a contextualização sistemática do estado da arte relativo às problemáticas em análise; a aquisição de competências críticas e analíticas bem como uma reflexão sobre as metodologias a desenvolver; a calendarização faseada do projeto de investigação, incluindo tarefas-chave; Pretende-se ainda motivar um questionamento individual sobre a forma como os diversos planos e temáticas de investigação selecionadas se enquadram e inscrevem na contemporaneidade. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino tutorial/acompanhamento individual. Apresentação semanal pelos alunos das problemáticas e progressos na investigação. Discussão em aula de todos os pontos da pesquisa, incluindo referências textuais, instâncias sonoras e/ou tecnológicas que permitirão enraizar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver pelo estudante  

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bull, M., Cobussen, M. (Eds) (2021) The Bloomsbury Handbook od Sonic Methodologies. Bloomsbury Academic 

    Creswell, J. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. Sage Publications, Inc. 

    Eco, U. (2015) How to write a thesis. MIT Press 

    Frodeman, R., Klein, J. & Mitcham, C. (2010) The Oxford Handbook Of Interdisciplinarity. Oxford University Press 

    Hannula, M., Suoranta, J. & Vadén, T. (2014) Artistic Research Methodology: Narrative, Power and the Public. Critical Qualitative Research. Peter Lang. 

    Kittler, F. (1999) Gramophone, film, typewriter . Stanford University Press.
    Peters, P., Borgdorff, H., & Pinch, T. (2019) Dialogues between Artistic Research and Science and Technology Studies. Routledge
    Sterne, J. (Ed.) (2012) The Sound Studies Reader . Routledge. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios