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Apresentação
Apresentação
Esta UC servirá como apoio à elaboração da Dissertação e à condução do projecto de investigação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2629-8567
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia de investigação.
1.1. Questões prévias à investigação.
1.2. As etapas do processo de investigação.
2. Redação de Projetos e Formulários de candidaturas a financiamento (PT2020, FCT, UE, etc).
3. Planeamento, financiamento e administração de projeto.
3.1.O objeto de investigação
3.2.Revisão [Sistemática] da Literatura. Marco teórico do Estado da Arte.
3.3.O alcance da investigação. Rigor metodológico. Diversidade de Métodos.
4. Processos. Questões éticas. Execução de projetos (Componente Científica e Financeira) Administração de projetos (Relatórios científicos e financeiros)
5. Processo de investigação, medida, recolha, análise e relatórios de progresso.
5.1.Questões relacionadas com o tipo de medidas em ciências da saúde, biologia e ciências sociais.
5.2.Registo e arquivo de informação: Excel / SPSS. .Estatísticas (descritiva, não descritiva, univariada...). Análise da Variância, Discriminante, de Regressão e Factorial.
6.. Impactos. Divulgação.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver a compreensão das dimensões social, epistemológica, económica e metodológica da investigação como suporte ao seu desenho e divulgação.
Promover a capacidade para desenhar projetos, inovar e gerir a investigação e desenvolvimemto experimental, desde a conceção da idea ao resultado para o mercado e para a sociedade.
Saber pesquisar e identificar referenciais para preparar projectos de investigação.
Desenvolver os conhecimentos sobre os conceitos de inovação e invenção. Estimular a criatividade na investigação e o registo de invenções.
Os estudantes deverão, no final dos estudos, ser capazes de: definir uma estratégia para preparar projectos segundo os requisitos de candidatura a financiamento nacional ou internacional aplicando as capacidades de pesquisar, identificar, e escolher métodos e técnicas adquiridas. Conhecer as entidades (nacional e internacional), condições e procedimentos para submissão de candidaturas e para o registo de patentes ou outra proteção intelectual.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são as seguintes:
1. Estímulo ao auto-desenvolvimento através da conceção do próprio projeto de investigação
2. Aquisição de competências de pesquisa autónoma de dezenas de bases de dados de referência multidisciplinar internacionais
3. Familiarização com interações e apresnetações em Zoom, MSTeams e Plataforma Moodle
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, C. e Azevedo A. (2008). Metodologia Científica: Contributos para a Elaboração de Trabalhos Académicos. Porto: Universidade Católica Editora.
Sousa, G. V. (1998). Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora.
Bell J. (2004). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Quivy, R e Campenhoudt, LV. Manual de investigação em ciências sociais. 3.ª ed. Lisboa: Gradiva; 2003.
Clanchy, J e Ballard, B. Como esrever ensaios, um guia para estudantes. Lisboa: Temas e Debates, 2000.
Marconi, AM e Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 6.ª ed. São Paulo: Atlas; 2005.
Day RA. (1998). How to write & publish a scientific paper. Phoenix: Oryx Press.
Carvalho, JE. Metodologia do trabalho científico - Saber-fazer da investigação para dissertações e teses. ISBN: 9789725922446. 2ªEdição: 05-2009; Editor: Escolar Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não