filmeu

Disciplina Metodologia e Gestão da Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC servirá como apoio à elaboração da Dissertação e à condução do projecto de investigação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologia de investigação. 

    1.1.      Questões prévias à investigação. 

     1.2.    As etapas do processo de investigação. 

    2. Redação de Projetos e Formulários de candidaturas a financiamento (PT2020, FCT, UE, etc).

    3. Planeamento, financiamento e administração de projeto.

    3.1.O objeto de investigação

    3.2.Revisão [Sistemática] da Literatura. Marco teórico do Estado da Arte.

    3.3.O alcance da investigação. Rigor metodológico. Diversidade de Métodos.

    4. Processos. Questões éticas. Execução de projetos (Componente Científica e Financeira) Administração de projetos (Relatórios científicos e financeiros)

    5. Processo de investigação, medida, recolha, análise e relatórios de progresso.

    5.1.Questões relacionadas com o tipo de medidas em ciências da saúde, biologia e ciências sociais.

    5.2.Registo e arquivo de informação: Excel / SPSS. .Estatísticas (descritiva, não descritiva, univariada...). Análise da Variância, Discriminante, de Regressão e Factorial.

    6.. Impactos. Divulgação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a compreensão das dimensões social, epistemológica, económica e metodológica da investigação como suporte ao seu desenho e divulgação.

    Promover a capacidade para desenhar projetos, inovar e gerir a investigação e desenvolvimemto experimental, desde a conceção da idea ao resultado para o mercado e para a sociedade.

    Saber pesquisar e identificar referenciais para preparar projectos de investigação.

    Desenvolver os conhecimentos sobre os conceitos de inovação e invenção. Estimular a criatividade na investigação e o registo de invenções.

    Os estudantes deverão, no final dos estudos, ser capazes de: definir uma estratégia para preparar projectos segundo os requisitos de candidatura a financiamento nacional ou internacional aplicando as capacidades de pesquisar, identificar, e escolher métodos e técnicas adquiridas. Conhecer as entidades (nacional e internacional), condições e procedimentos para submissão de candidaturas e para o registo de patentes ou outra proteção intelectual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são as seguintes:

    1. Estímulo ao auto-desenvolvimento através da conceção do próprio projeto de investigação 

    2. Aquisição de competências de pesquisa autónoma de dezenas de bases de dados de referência multidisciplinar  internacionais 

    3. Familiarização com interações e apresnetações em Zoom, MSTeams e Plataforma Moodle

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Azevedo, C. e Azevedo A. (2008). Metodologia Científica: Contributos para a Elaboração de Trabalhos Académicos. Porto: Universidade Católica Editora.

    Sousa, G. V. (1998). Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora.

    Bell J. (2004). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

    Quivy, R e Campenhoudt, LV. Manual de investigação em ciências sociais. 3.ª ed. Lisboa: Gradiva; 2003.

    Clanchy, J e Ballard, B. Como esrever ensaios, um guia para estudantes. Lisboa: Temas e Debates, 2000.

    Marconi, AM e Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 6.ª ed. São Paulo: Atlas; 2005.

    Day RA. (1998). How to write & publish a scientific paper. Phoenix: Oryx Press.

    Carvalho, JE. Metodologia do trabalho científico - Saber-fazer da investigação para dissertações e teses. ISBN: 9789725922446. 2ªEdição: 05-2009; Editor: Escolar Editora

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios