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Disciplina Métodos de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde II

  • Apresentação

    Apresentação

     

    Pretende-se proporcionar aos estudantes um contacto estruturado e aprofundado com os métodos de investigação, e a sua relação com a análise de dados, que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica em Psicologia Clínica e da Saúde.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    S1. Métodos de avaliação:

          S1.1 Métodos de autorresposta:

               - métodos quantitativos: características psicométricas

                - métodos qualitativos: entrevista qualitativa

            S 1.2 Observação:

               -observaçãoquantitativa;

               -observaçãoqualitativa.

             S1.3 Métodos mistos.

    S2. Avaliação de intervenções:

        S2.1 Significância clínica das mudanças.

        S2.2. Características do tratamento.

        S2.3 Avaliação durante e após a intervenção.

    S3.Análise de dados:

        S3.1Análise quantitativa:

    • testes de significância;
    • potência estatística;
    • medidas de efeito;

       S3.2 Análise qualitativa:

    • análise intra e intercasos.

    S4. Interpretação de dados:

       S4.1 Significado dos resultados.

       S4.2 Resultados negativos ou inexistência de diferenças.

       S4.3 Replicação dos resultados.

       S4.4 Pontos fortes e limitações do estudo.

       S4.5 Implicações científicas e profissionais.

    S5. Disseminação de resultados:

       S5.1 Elaboração de artigos científicos.

       S5.2 Processo de publicação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Complementando a unidade curricular do primeiro semestre, pretende-se que as estudantes desenvolvam competências inerentes a:

    OA1. recolha;

    OA2. análise de dados;

    OA3. interpretação;

    OA4. publicação de resultados no âmbito de uma investigação no contexto da Psicologia Clínica e da Saúde.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teórico-práticas, são utilizados o método expositivo (para apresentação dos conteúdos) e interrogativo (para fomentar a participação dos estudantes). Para consolidar os conhecimentos, o foco será centrado na resolução de problemas, numa abordagem colaborativa, em formato b-learning. Acentuando a vertente prática, é privilegiado o método ativo, através de exercícios práticos incidindo sobre as diversas etapas do plano analítico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American   Psychological   Association.   (2010).   Publication   manual   of    the   American Psychological Association (6.th ed.). Washington: Edição do autor.

    Barker, C., Pistrang, N., & Elliott, R. (2015). Research methods in clinical psychology: An introduction for students and practitioners (3.ª ed.). Chichester: Wiley.

    Corner, J., & Kendall, P. (Coords.) (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. Oxford: Oxford University Press.

    Coutinho, C. (2013). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

    Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. March 2022. (Free PDF).

    Kazdin, A. (2017). Research design in clinical psychology (5.ª ed.). Harlow: Pearson.

    Silva, E. G. e, Couto, C., Melo, S. B. de, & Neiva, E. R. (2023). Ana¿lises Estati¿sticas com Jasp – Um Guia Introduto¿rio. (Free PDF)

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