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Disciplina Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC procura dotar os estudantes com competências práticas no âmbito da análise qualitaitiva de dados. Foca a aplicação de diferentes técnicas de análises e, especificamente, a aplicação de duas metodologias de análise mais directamente relacionadas com a área da psicologia - análise fenomenológica interpretativa e análise narrativa. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. O processo de Investigação Qualitativa – etapas, procedimentos e pressupostos CP2. Análise de conteúdo, Análise temática e Grounded Analyses - caracterização, fundamentos e procedimentos de aplicação   CP3: Análise fenomenológica interpretativa (AFI) e Análise Narrativa (AN)               - Caracterização, fundamentos e procedimentos de aplicação  CP4: O Software de análise qualitativa de dados Nvivo Recursos básicos  Criação de projetos e importação de dados. Criar classificações, atributos e nós de caso (case nodes) Codificação manual e automática de dados Utilização de nós (nodes) para organizar temas e categorias Recursos Avançados do Nvivo Queries (ferramentas de busca avançada)  Análise de Redes e Mapas de Conteúdo  Comparação de Casos  Relatórios e exportação   CP5: Utilização do Nvivo nas diferentes MAQ de dados - AFI e AN CP6: Organização, apresentação e escrita dos resultados - escrita científica na IQ.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Reforçar a compreensão das etapas, procedimentos e pressupostos da metodologia de investigação qualitativa (IQ), bem como técnicas de Análise de conteúdo, Análise temática e Grounded Analysis. OA2. Dominar os fundamentos e a aplicação prática de duas metodologias de análise qualititativa relevantes para a psicologia - Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI) e a Análise Narrativa (AN), utilizando o Nvivo .  OA3. Reconhecer, utilizar corretamente e explorar recursos avançados do Nvivo (como Queries) para organizar e interpretar dados qualitativos. OA4. Interpretar resultados no contexto das MIQ estudadas e elaborar um trabalho completo de investigação qualitativa, integrando as ferramentas e metodologias aprendidas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

      As metodologias de ensino (ME) promovem a aprendizagem ativa, a construção do conhecimento e, o desenvolvimento de competências práticas.  A exposição interativa (ME1) é utilizada para fornecer bases teóricas sólidas e o diálogo interativo (ME2) complementa, promovendo a construção colaborativa do conhecimento. Os casos de exemplo práticos (ME3) promovem a compreensão da aplicação dos diferentes métodos/técnicas de análise qualitativa de dados e as atividades práticas interativas em laboratório (ME4) envolvem os estudantes diretamente nos procedimentos das metodologias de análise qualitativa abordadas. A demonstração guiada (ME5) e tutoriais guiados (ME6) dão suporte à aplicação das técnicas de investigação. A técnica "hands-on" (ME7) envolve os estudantes nos procedimentos práticos, sendo complementada pelo projeto prático orientado (ME8). A mentoria (ME9) assegura o acompanhamento e feedback contínuos, orientando o processo de codificação e reflexão crítica
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Denzin, N.K., Lincon, Y.S., Giardina, M.D., & Cannella, G.S. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). London: Sage Flick, U. (2022). The SAGE Handbook of Qualitative Research Design. London: Sage Publications.  Howitt, D. (2019). Introduction to qualitative research methods in psychology. Harlow: Pearson.  Smith, J.A., & Nizza, I.E. (2021). Essentials of Interpretative Phenomenological Analysis (Essentials of Qualitative Methods). Washington: APA.  Josselson, R, & Hammack, P.L. (2021). Essentials of Narrative Analysis (Essentials of Qualitative Methods). Washington: APA.    
  • Avaliação

    Avaliação

    A UC adota Avaliação Contínua. A frequência às aulas práticas é obrigatória para aprovação à UC e, para o seu controlo, será mantido um registo de assiduidade. 

    Dada a natureza prática e laboratorial da UC, a avaliação integra os seguintes elementos/metodologias de avaliação: 

    MA1 - Trabalho escrito individual, com uma ponderação de 20% para a classificação final – Análise crítica de 5 artigos científicos que recorreram, respetivamente, a cada técnica/metodologia de análise abordada (Análise de Conteúdo, Análise Temática, Grounded Analysis, AFI Análise narrativa). O trabalho deve incluir a comparação entre as 5 técnicas/metodologias, destacando as suas vantagens e limitações.  

    MA2 – Defesa oral do trabalho escrito, com uma ponderação de 25% para a classificação final. 

    MA3 - Relatório do projeto de investigação (MA 1) realizado em pequenos grupos, com uma ponderação de 30% para a classificação final (20% trabalho escrito + 10% envolvimento no processo de análise/codificação). Cada grupo escolhe uma das duas metodologias (AFI ou AN) para analisar as entrevistas fornecidas, utilizando o NVivo. O relatório deve ser detalhado, demonstrando a aplicação da metodologia escolhida, a utilização do Nvivo, a descrição/interpretação dos resultados e sua discussão. 

    MA4 - Apresentação e defesa dos trabalhos, com a ponderação de 25%. 

    A classificação final da UC resultará da média ponderada de todos os elementos de avaliação (= ou > 9,5).

    Para o caso dos estudantes que reprovem na avaliação contínua, poderão ir a avaliação final (ponderação de 100%), abrangendo todos os conteúdos e competências abordados. 

    Para além das especificidades descritas, a avaliação da Unidade Curricular obedecerá ao Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona, bem como a quaisquer orientações adicionais que venham a ser emitidas pelos órgãos competentes da universidade.

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