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Disciplina Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde tem por objetivo dotar os/as estudantes de ferramentas que lhes permitam uma correta aplicação em contexto prático dos conhecimentos adquiridos nas UC lecionadas ao longo do primeiro ano de mestrado. Disponibiliza aos/às estudantes um acompanhamento permanente no decorrer da realização dos seus estágios académicos, desenvolvendo em contexto de sala de aula atividades que vão desde a formulação de casos à proposta e implementação de intervenções, no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, considerando as características das instituições de acolhimento dos respetivos estágios, bem como o seu público-alvo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Regulamento do estágio, definição das funções do/a estagiário/a, ética e deontologia Elaboração do projeto de estágio Treino de competências de comunicação (observação e implementação; psicólogo/a-cliente; psicólogo/a-equipa) Apresentação das atividades supervisionadas e casos práticos com integração de fundamentação teórica em Psicologia Clínica e da Saúde Prática de Avaliação e diagnóstico em Psicologia Clínica e da Saúde Elaboração de estudos de caso Formulação de propostas intervenção ou de prevenção Avaliação da eficácia das intervenções implementadas Relatórios de estudo de caso Elaboração do Portefólio de Estágio
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem por objetivo oferecer uma experiência institucional na área da Psicologia Clínica e da Saúde, de modo a proporcionar aos/às estudantes uma prática supervisionada que esteja de acordo com os conhecimentos adquiridos nas UC anteriores. Pretende igualmente proporcionar aos/às estudantes treino no diagnóstico, avaliação, implementação de programas de tratamento ou prevenção e avaliação dos resultados. Tem ainda por objetivo o ensino da integração em equipas multidisciplinares. A conceptualização, desenvolvimento e concretização de um projeto de estágio numa instituição, supervisionados em reunião, permite aos/às estudantes obter a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos, podendo, desta forma, apurar competências que conduzirão a uma intervenção eficaz nas organizações onde venha a trabalhar.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychiatric Association. (2022). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed., text rev.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425787 Antony, M. M., & Barlow, D. H. (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd edition). Guilford Press. Barlow, D. H. (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual (6th edition). Guilford Press. Cochran, J. L., & Cochran, N. H. (2020). The heart of counseling: Practical counseling skills through therapeutic relationships (3rd edition). Routledge: Taylor & Francis, Ltd. Norcross, J. C., & Lambert, M. J. (2019). Psychotherapy relationships that work: Evidence-based therapist contributions (Volumes 1 and 2, 3rd edition). Oxford University Press. Pomerantz, A. (2017). Clinical psychology: Science, practice, and culture (4th edition). SAGE.  
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