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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a preparação do projeto de dissertação, que será realizada no segundo ano do ciclo de estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP785-22174
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da UL, CUP - Integração na investigação da equipa e discussão dos projetos desenvolvidos/em desenvolvimento CP2: Pesquisas em bases de dados CP3: Metodologias orientadas para a revisão de literatura CP4: Planos e procedimentos de investigação CP5: Técnicas de recolha e análise de dados CP6: Elaboração e escrita de projetos de investigação CP7: Submissão de propostas de investigação à Comissão de Ética e Deontologia para a Investigação da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Lusófona, CUP.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia Clínica e da Saúde. OA2: Conduzir pesquisa bibliográfica sobre a temática selecionada. OA3: Realizar uma leitura crítica de textos científicos relativos à temática selecionada e proceder à sua síntese e integração. OA4: Desenhar um projeto de investigação orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipóteses avançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nesta unidade curricular os estudantes têm a oportunidade de se integrar numa das linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Os estudantes devem participar nas reuniões de investigação, no âmbito das quais terão a oportunidade de contactar com as respetivas equipas e projetos de investigação; treinar competências de investigação transversais e específicas; e desenvolver um projeto de investigação em articulação regular com os trabalhos da equipa. As metodologias de ensino incluem Treino aplicado (ME1), Autofeedback (ME2), Feedback por pares (ME3) e pelo docente (ME4), Pesquisa bibliográfica (ME5). A avaliação inclui: Participação nas reuniões de equipa (20%); Proposta escrita do projeto de investigação (60%); Tarefa de seminário (20%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: APA. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA.
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Avaliação
Avaliação
A UC prevê 15 horas de seminário e 15 horas de orientação tutorial aos estudantes. O corpo docente da UC é constituído pelo docente responsável – que coordena os seminários – e os docentes que orientam os projetos de dissertação no âmbito dos seus grupos de investigação. A orientação tutorial ocorre no grupo de investigação do docente orientador. A assiduidade é obrigatória no seminário e na orientação tutorial, pelo que é feito o registo das presenças.
A avaliação integra três elementos:
(1) Projeto de dissertação, com uma ponderação de 40% (MA1) - O documento escrito será avaliado por um docente avaliador externo, indicado pela direção de curso.
(2) Trabalho de orientação, com uma ponderação de 30% (MA2) - Classificação atribuída pelo docente orientador
(3) tarefa de seminário/ o Pitch do projeto, com uma ponderação de 30% (MA3) - Classificação atribuída pelo docente responsável pelo seminário.
Estão estabelecidos critérios operacionalizados de avaliação para cada um destes elementos, publicado no moodle.
Os estudantes que não obtenham aprovação na avaliação contínua poderão ir a avaliação final na época de recurso, implicando a entrega de um novo projeto de investigação (ponderação de 100%).
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Mobilidade
Mobilidade
Não




