filmeu

Disciplina Métodos de Investigação e Análise de Dados I

  • Apresentação

    Apresentação

    Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende que os estudantes desenvolvam e dominem um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, nomeadamente os conhecimentos e competências metodológicas necessárias para a compreensão e elaboração de um projeto de investigação em Psicologia Forense, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias quantitativas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Enquadramento epistemológico e ontológico da metodologia quantitativa

    CP2: As fases da metodologia quantitativa

    2.1 Identificação e elaboração de questões e hipóteses de investigação

    2.2 Identificação, classificação e operacionalização das variáveis

    CP3. Métodos de amostragem e análise de dados

    3.1. Construção de bases de dados e softwares de análise

    3.2. Medidas de associação

    3.3. Análise Univariada/Multivariada

    3.3.1. Testes de diferenças entre grupos

    3.3.2. ANOVA: 1 fator, 2 ou + fatores, de medidas repetidas

    3.3.2. Análise da Covariância (ANCOVA)

    3.4. Análises de regressão linear simples e múltipla

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Rever e consolidar conhecimentos teóricos sobre as etapas, procedimentos e pressupostos da metodologia quantitativa;

    OA2: Realizar uma análise crítica e aprofundada sobre estudos quantitativos

    OA3: Conhecer e aplicar procedimentos metodológicos e métodos de análise quantitativa;

    OA4: Realizar análise de dados quantitativos com recurso a softwares estatísticos;

    OA5: Relatar dados de investigação realizada com software estatístico;

    OA6. compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Forense.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão usadas várias metodologias de ensino (ME), designadamente momentos expositivos (ME1), feedback pelo docente (ME2) e por pares (ME3). No entanto, tratando-se de uma UC de natureza prática, as metodologias a privilegiar são a demonstrativa (ME4) e a ativa (ME5), implicando o desenvolvimento de um trabalho de grupo em regime tutorial.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage.

    Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Pearson.

    Maroco, J. (2017). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios