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Disciplina Dissertação

  • Apresentação

    Apresentação

     

    Esta unidade curricular (UC) visa capacitar os estudantes para a aplicação prática de metodologias de investigação científica, através de um estudo aprofundado sobre um tema escolhido. O aluno é incentivado a realizar uma pesquisa bibliográfica detalhada, desenvolver trabalho experimental, e analisar os resultados obtidos. O processo culmina na elaboração e apresentação de uma dissertação, sendo este trabalho essencial para a consolidação das competências adquiridas. As competências a desenvolver incluem gestão da informação, organização, análise e síntese, raciocínio crítico, resolução de problemas, compreensão de linguagem científica, aprendizagem autónoma, comunicação oral e escrita, e iniciativa empreendedora. Esta UC é crucial no ciclo de estudos, pois oferece a experiência prática necessária para a integração no mercado de trabalho ou para a continuação dos estudos académicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.1 Elaboração de uma Dissertação, orientada pelos docentes do curso da  ECTS da Universidade Lusófona.

    1.2 Acto público de defesa da Dissertação perante um júri nomeado pelo Conselho Científico da ECTS da Universidade Lusófona.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A dissertação tem por objetivo proporcionar aos formandos a capacidade de utilizar instrumentos de investigação aplicada, a partir de um estudo num tema escolhido pelo estudante. Pretende-se que o aluno aprofunde a pesquisa bibliográfica sobre o tema, anteriormente escolhido, execute o trabalho experimental de acordo com as tarefas a desenvolver ao longo do tempo e com objetivos definidos anteriormente. As várias tarefas programadas anteriormente devem ser realizadas de modo a obter resultados que deverão ser apresentados no final do curso na forma de dissertação. As principais competências a desenvolver pelo aluno são, a capacidade de: gestão da informação, organização e planificação, análise e síntese, raciocínio crítico, habilidade para resolver problemas, entendimento da linguagem de outros especialistas, aprendizagem autónoma e de comunicação oral e escrita, iniciativa e espírito empreendedor.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As atividades científicas serão desenvolvidas com recurso à orientação tutoriada pelo orientador da dissertação. O projecto estruturador do trabalho, previamente escolhido, deve eleger as vias preferenciais. Se for exequível, o projeto a ser desenvolvido pelos alunos, poderá decorrer em contexto de estágio em empresa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A indicar pelo Orientador, de acordo com o tema da dissertação do trabalho a desenvolver pelo aluno.

     

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