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Apresentação
Apresentação
Esta Uc visa o desenvolvimento de uma dissertação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-2-10536
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Revisão da literatura, com recurso a fontes bibliográficas nacionais e internacionais cientificamente reconhecidas
CP2. Formulação do problema e hipóteses de investigação, fundamentada no estado da arte e na identificação de lacunas de
conhecimento e necessidades de investigação
CP3. Seleção de metodologias adequadas às perguntas de investigação e aos requisitos éticos da investigação com seres humanos em
Psicologia
CP4. Quando aplicável, participação num estudo empírico (e.g., recolha de dados)
CP4. Quando aplicável, análise estatística dos dados
CP5. Interpretação dos resultados à luz da literatura
CP6. Divulgação dos resultados da investigação à comunidade científica: redação da dissertação em formato de artigo científico, de
acordo com as normas da APA, e de outros produtos científicos (e.g., comunicações em congressos científicos de relevo para a área de
investigação).
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Objetivos
Objetivos
O objectivo de aprendizagem que tem de ser cumprido é o desenvolvimento de conteúdos originais pelo estudante em contexto presencial e colaborativo com a orientadora.
Pretende-se proporcionar preaos estudantes um contacto estruturado com a investigação que permita
adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica. Pretende-se acompanhar os estudantes no
planeamento e concretização dos seus projetos de investigação, até à elaboração da dissertação. Integrando-se em linhas e temas de
investigação pré-definidos de acordo com a área de competência do/as orientadore/as, pretende-se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial, uma parte substancial do plano de trabalhos que sustenta a elaboração da dissertação: revisão daliteratura; definição de objetivos, hipóteses de investigação e opções metodológicas; realização do estudo empírico e interpretação deesultados; e redação da dissertação, de acordo com os requisitos de um trabalho científico
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino será tutorial, com sessões semanais realizadas em pequenos grupos. Cada estudante tem espaço para avançar
na elaboração do seu trabalho, tendo por base o acompanhamento do seu orientador, bem como para partilhar as suas dúvidas,
dificuldades e sugestões com o grupo. Pretende-se que, partindo da reflexão em torno das questões específicas de cada projeto, possam
aumentar os seus conhecimentos sobre questões transversais à elaboração de trabalhos científicos. Recorrer-se-á, logo que possível,
aos métodos ativos (e.g., exercícios práticos de análise de dados) que permitem adquirir conhecimentos e competências avançadas de
investigação, que além de aplicáveis ao seu trabalho presente, são transversais e transferíveis para outros projectos futuros de
investigação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: Author.
Field, A. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th ed.). London: SAGE.
Bancroft J. (Ed) (2003). The Role of Theory in Sex Research. Bloomington, Indiana: Indiana University Press Fisher, T. D., Davis, C. M.,
Yarber, W. L., & Davis, S. L. (Eds.). (2011). Handbook of sexuality-related measures (3rd ed.). New York: Routledge.
Schick, V., Calabrese, S. K., & Herbenick, D. (2014). Survey methods in sexuality research. In D. L. Tolman, L. M. Diamond, J. A.
Bauermeister, W. H. George, J. G. Pfaus, & L. M. Ward (Eds.), APA handbook of sexuality and psychology, Vol. 1: Person-based
approaches. (pp. 81–98).
- American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington: Author.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não