filmeu

Disciplina Projeto de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo geral de aprendizagem usar os conhecimentos obtidos na UC de Métodos de Investigação I e aplicá-los no
    desenvolvimento e apresentação escrita e oral de um projeto de investigação único, idealmente a ser implementado no 2º ano no âmbito
    da elaboração da dissertação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Projeto de investigação1.1. Componentes de um projeto de investigação sólido
    1.1. Definição do tema do projeto individual
    1.3. Relevância social do tema
    CP2. Objetivos, pergunta(s) de investigação e/ou hipóteses aplicadas a cada projeto
    2.1. A revisão da literatura
    2.2. Objetivos e sua definição do(s) objetivo(s)
    2.3 Articulação entre objetivo(s), pergunta(s) e hipóteses de investigação
    2.4. Definição de pergunta(s) e hipóteses de investigação
    CP3. Procedimentos metodológicos do projeto individual
    3.1 Desenho do estudo e sua ligação ao objetivos e questões e hipóteses
    3.2 Procedimentos e tarefas
    3.3 Definição e justificação da escolha da população/fonte do estudo
    CP4. Aspetos ético-deontológicos
    4.1. Preparação do protocolo de submissão para apreciação ético-deontológica
    CP5. A finalização do projeto de investigação

    5.1 Integração de decisões nas diferentes seções (revisão, objectivo do estudo, método) e respectivas subseçoes
    5.2 Articulação epistémica
    5.3 A criação de uma narrativa científica

     

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Selecionar um tema relevante de investigação.
    OA2. Fazer pesquisa bibliográfica adequada
    OA3. Analisar criticamente a literatura disponível
    OA4. Conseguir definir objetivos exequíveis.
    OA5. Formular perguntas e hipóteses de investigação.
    OA6. Desenhar a investigação do estudo de acordo com os objetivos e questões de investigação.
    OA7. Escolher a população adequada aos objectivos, definindo os critérios de inclusão e exclusão.
    OA8. Escolher os procedimentos metodológicos adequados aos objetivos do estudo.
    OA9. Identificar, e acautelar, potenciais riscos à execução do projeto.
    OA10. Preparar uma submissão para apreciação ética
    OA11. Apresentar um projeto de investigação resultante dos passos anteriores

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilizar-se-á uma metodologa de trabalho em sala que implicará a consulta de diversas plataformas de apoio (e.g., scopus; qualtrics).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bassot, B. (2020). The Research journal: A reflective tool for your first independent research project. Policy Press.
    Braun, V., & Clarke, V. (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. SAGE Publications.
    Foss, S. K (…) (2007). Destination dissertation: A traveler’s guide to a done dissertation. Rowman & Littlefield.
    Kazdin, A. (2017). Research design in clinical psychology (5.ª ed.). Harlow: Pearson.
    O’Leary, Z. (2018). Research question. Sage Publications.
    Schick, V., Calabrese, S. K., & Herbenick, D. (2014). Survey methods in sexuality research. In D. L. Tolman, (…)(Eds.), APA handbook of
    sexuality and psychology, Vol. 1: Person-based approaches. (pp. 81–98). American Psychological Association. 10.1037/14193-004
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios