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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT265-17729
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Gestão
- O novo paradigma da gestão.
- Influência do meio envolvente na gestão das organizações.
- As empresas do século XXI.
- Os pressupostos básicos da gestão.
2. Diferenças entre liderança e gestão
- Distinção entre liderança e gestão e entre líderes e gestores;
- Liderança e gestão nas organizações.
3. Liderança
- Algumas teorias da liderança.
- Auditoria da liderança para a mudança eficaz.
- Relações entre a actividade do líder e os resultados organizacionais.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer os conceitos e saber aplicá-los na análise do que ocorre ou já aconteceu nas organizações.
Conseguir identificar a partir da informação escrita disponível e da que é verbalizada pelos demais se a conduta de alguém é a de um líder e/ou a de um gestor, saber fundamentar esse entendimento baseando-se na literatura produzida e caso se trate de um líder também saber reconhecer e fundamentar que tipo de liderança exerce ou já exerceu no exercício da sua atividade profissional nas organizações onde dá e/ou já deu o seu contributo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como a partilha feita por 5 convidados das suas experiências das práticas gestão e/ou da liderança que estão a ser e/ou que já foram implementadas onde trabalham e/ou já trabalharam.
A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.
O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Chiavenato, I. (2014). Gestão das Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ªEdição. Barueri, São Paulo: Editora Manole Ltda. ISBN 978-85-204-4549-5.
- Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 9789728871581.
- Drucker, P. (2000). Desafios da Gestão para o séc. XXI. 2ª Edição. Porto: Livraria Civilização Editora. ISBN: 9789722617352.
- Lopes, M.P. & Nascimento, M.G.J. (2014). Liderança, in Patrícia Jardim da Palma, Miguel Pereira Lopes e José Bancaleiro (Orgs.), Psicologia Para Não Psicólogos. A Gestão à luz da Psicologia, (pp-11-33). 1ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 978-972-8871-44-4.
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Robbins, S. P. (2007). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não