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Disciplina Gestão de Pessoas e Liderança - em regime de Seminário

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão

     

    • O novo paradigma da gestão.
    • Influência do meio envolvente na gestão das organizações.
    • As empresas do século XXI.
    • Os pressupostos básicos da gestão.

     

    2. Diferenças entre liderança e gestão

     

    • Distinção entre liderança e gestão e entre líderes e gestores;
    • Liderança e gestão nas organizações.

     

    3. Liderança

     

    • Algumas teorias da liderança.
    • Auditoria da liderança para a mudança eficaz.
    • Relações entre a actividade do líder e os resultados organizacionais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer os conceitos e saber aplicá-los na análise do que ocorre ou já aconteceu nas  organizações.

     

    Conseguir identificar a partir da informação escrita disponível e da que é verbalizada pelos demais se a conduta de alguém é a de um líder e/ou a de um gestor, saber fundamentar esse entendimento baseando-se na literatura produzida e caso se trate de um líder também saber reconhecer e fundamentar que tipo de liderança exerce ou já exerceu no exercício da sua atividade profissional nas organizações onde dá e/ou já deu o seu contributo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como a partilha feita por 5 convidados das suas experiências das práticas gestão e/ou da liderança que estão a ser e/ou que já foram implementadas onde trabalham e/ou já trabalharam.

     

    A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.

     

    O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Chiavenato, I. (2014). Gestão das Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ªEdição. Barueri, São Paulo: Editora Manole Ltda. ISBN 978-85-204-4549-5.
    • Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 9789728871581.
    • Drucker, P. (2000). Desafios da Gestão para o séc. XXI. 2ª Edição. Porto: Livraria Civilização Editora. ISBN: 9789722617352.
    • Lopes, M.P. & Nascimento, M.G.J. (2014). Liderança, in Patrícia Jardim da Palma, Miguel Pereira Lopes e José Bancaleiro (Orgs.), Psicologia Para Não Psicólogos. A Gestão à luz da Psicologia, (pp-11-33). 1ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 978-972-8871-44-4.
    • Robbins, S. P. (2007). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.

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