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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT265-17730
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Gestão com as Pessoas
- Evolução das filosofias de gestão em relação às pessoas
- Gestão de Recursos Humanos em contexto empresarial
- Evolução da área de Gestão de Recursos Humanos
- As visões tradicional de GRH e a emergente da Gestão de Pessoas
- O novo paradigma: Gestão de Pessoas
- Gestão de Pessoas: o que envolve, a influência dos desafios do 3.º milénio e os desafios enfrentados e os que lhe são colocados
- As mudanças associadas à Gestão de Pessoas
- As macrotendências da Gestão de Pessoas
2. Cultura Organizacional
- Definição e relevância de Cultura Organizacional, o seu iceberg, as suas dimensões e os seus mapas mentais
- Cultura Nacional, suas dimensões e relação com a Cultura Organizacional
- Clima Organizacional e os 3 níveis da Cultura Organizacional
- O Locus e o Focus da Cultura Organizacional
- Modelos de Cameron & Quinn explicativos dos tipos de Cultura Organizacional e das competências críticas de gestão
- A gestão da Cultura Organizacional
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Objetivos
Objetivos
- Ser capaz de explicar o conceito de Gestão com Pessoas (também designado por Gestão de Pessoas) e de identificar e caracterizar os seus novos papéis e as suas práticas na sobrevivência das organizações.
- Saber distinguir o conceito de cultura organizacional do de cultura nacional, assim como ser capaz de identificar e caracterizar os distintos tipos de cultura organizacional gerados pelas pessoas nas organizações onde trabalham.
- Ser capaz de reconhecer por tipo de cultura organizacional os papéis e práticas usadas de Gestão com Pessoas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoal, etc.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como análise e comentário crítico de casos reais relativos a algumas organizações cuja documentação é previamente fornecida aos alunos.
A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.
O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bilhim, J.F. (2009). Teoria Organizacional: Estruturas e pessoas. 6ª Edição. Lisboa: ISCSP. ISBN: 9789728726751.
- Cameron, K. S., & Quinn, R. E. (2011). Diagnosing and changing organizational culture: Based on the competing values framework. 3rd Edition. San Francisco: Jossey-Bass. ISBN: 978-1-118-00332-9.
- Chiavenato, I. (2014). Gestão das Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ªEdição. Barueri, São Paulo: Editora Manole Ltda. ISBN 978-85-204-4549-5.
- Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C., Marques, C. A. & Gomes, J. F. (2015).Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. 3ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789726188131
- Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871581.
- Ferreira, J.M.C. & Neves, J.G. (2011). Manual Psicossociologia Organizações. 3ª Edição. 3ª Edição. Lisboa: Escolar Editora. ISBN 9789725922972.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não