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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT265-5905
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
1. Desenho e implementação de sistemas de recompensas
- As recompensas como sistema de Gestão Estratégica de Recursos Humanos
- Conceitos básicos, Objetivos e Princípios
- Estrutura e Pilares dos sistemas de recompensas
- Recompensas intrínsecas e extrínsecas
- Construir um sistema remuneratório: Perspectivas, Arquiteturas e Estruturas Salariais
- O posicionamento da empresa no mercado salarial
- Sistema de Incentivos: Flexibilizar a compensação
- Comunicar o sistema de recompensas
- Medir a eficácia do Sistema de Recompensas no Negócio e nas Pessoas
- Total Reward: Um Conceito Integrador
2. Sistemas de gestão e de desenvolvimento de carreiras
- O Planeamento de RH e a Gestão de Carreiras
- Sistema de gestão e de desenvolvimento de carreiras: conceitos, teorias, aspetos gerais, tipologias de carreira
- Significado de progressão na carreira e escolhas de carreira
- Estruturas salariais e Perfis de Carreiras
- Capitalizar Colaboradores de Alto Desempenho
- O papel da Pessoa na Gestão da Carreira
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Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular, os alunos serão capazes de:
- Sistematizar os principais conceitos sobre gestão de recompensas e de carreiras;
- Identificar as principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de gestão de recompensas;
- Identificar os principais componentes e de que forma é possível maximizá-los em contexto de trabalho;
- Identificar fatores de sucesso de um sistema de gestão de carreiras que favoreça a retenção e o desenvolvimento dos Colaboradores;
- Praticar estratégias de gestão da própria carreira.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Esta unidade curricular assenta num conjunto diversificado de métodos e técnicas pedagógicos, nomeadamente expositivo, reflexivo, interrogativo e ativo, com recurso ainda a metodologias de Flipped Learning e Experiential Learning.
É proposta a realização de trabalhos de projeto, bem como a discussão e partilha das experiências dos alunos, suportados pela exposição da matéria e conteúdos teóricos.
Avaliação: a avaliação da UC é feita em conformidade com o regulamento de avaliação da Universidade.
A Avaliação Contínua Distribuída é composta por:
- Participação ativa nas atividades propostas em sala (20%)
- Apresentação de projeto com um Sistema de Gestão de Recompensas e Carreiras (80%)
Avaliação Final: Consiste numa Prova Escrita de Exame, incidindo sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC, e que tem a ponderação de 100% na média final da UC.
O estudante fica aprovado mediante classificação não inferior a 10 valores e se em nenhuma das avaliações tiver um resultado inferior a 8.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armstrong, M., & Taylor, T. (2014). Armstrong’s handbook of human resource management practice. New York: Kogan Page Publishers
Câmara, P. (2011). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos. (3ª ed). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Câmara, P., Guerra, P., & Rodrigues, J. (2013). Humanator XXI: recursos humanos e sucesso empresarial. (6a Ed.). Lisboa: Dom Quixote.
Gheno, R. & Berlitz, J. (2011). Remuneração estratégica e pacote de benefícios: um estudo de caso aplicado ao nível operacional de uma multinacional. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 1: 268-287.
Honrado, G., Cunha, M., & Cesário, F. (2001). Sistemas de recompensa: Uma análise empírica de antecedentes e consequências. Análise Psicológica, 19, 2, 279-298.
Resende, E. (2002). Remuneração e carreira baseadas em competências e habilidades. Rio de Janeiro: Qualitimark.
Rito, P. (2006). O sistema de recompensas – remunerações e benefícios. Revista TOC, 80, 44-55.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não