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Disciplina Gestão da Comunicação nas Organizações

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Informação e comunicação

    • distinção e relação entre informação e comunicação.

     

    2. Tipos de comunicação

    • escrita, oral ou verbal e não verbal.

     

    3. A comunicação nas organizações

    • a sua evolução, importância e funções.

     

    4. O processo de comunicação

    • um modelo explicativo do processo de comunicação
    • a filtragem e a distorção na comunicação.

     

     5. Ouvir e escutar.

    • distinção entre ouvir e escutar, porquê as pessoas não sabem escutar competentemente, consequências para os gestores da sua incompetência em escutar e alguns benefícios da escuta eficaz nas organizações.

     

    6. Modelos de comunicação

    • ESCUTE e como dar feedback construtivo.
    • PAPI e como apresentar uma proposta ajustada a cada estilo
    • SARA e como comunicar de modo ajustado com cada estilo.

     

    7. Redes de comunicação organizacional

    • tipos de redes, seus sentidos e sua eficácia de comunicação.
    • algumas características e configurações das redes informais.
    • os conceitos fulcrais associados à movimentação na rede social.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    • Saber distinguir informação de comunicação, explicar qual a sua relação, diferenciar os tipos de comunicação e interpretar adequadamente as mensagens emitidas pela linguagem não verbal através dos sinais e símbolos exibidos pelas pessoas.
    • Ser capaz de explicar explicar o processo de comunicação, assim como a evolução, importância e funções da comunicação nas organizações.
    • Ser capaz de explicar a diferença entre ouvir e escutar, assim como porquê as pessoas não escutam de modo competente e de referir quais as desvantagens que tal acarreta para os gestores e as vantagens da escuta eficaz para as organizações.
    • Saber identificar e caracterizar os modelos de comunicação e ser capaz de fazer propostas ajustadas a cada um dos seus estilos.
    • Ser capaz de identificar e explicar os tipos de redes de comunicação organizacional, algumas características das redes de comunicação informal, os conceitos fundamentais relacionados com a movimentação numa rede social e a sua utilidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como análise e comentário crítico de situações ilustrativas da (in)eficácia do processo de comunicação que ocorre nas organizações.

     

    A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.

    O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871581.
    • Monteiro, A. C., Caetano, J. A. C., Marques, C. H. & Lourenço, J. M. (2008). Fundamentos de Comunicação. 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789726185154.
    • Lopes, M. P. & Cunha, M. P. (2011). O Mundo é Pequeno: o que podemos aprender sobre o networking e as redes sociais. Lisboa: Actual Editora. ISBN: 9789896944773.
    • Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática. 4ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789726188520.
    • Robbins, S. P. (2007). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.
    • Sekiou, L., Blondin, L., Fabi, B., Peretti, J-M., Bayad, M., Alis, D. & Chevalier, F. (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN: 9789896590079.
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