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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT265-5907
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Informação e comunicação
- distinção e relação entre informação e comunicação.
2. Tipos de comunicação
- escrita, oral ou verbal e não verbal.
3. A comunicação nas organizações
- a sua evolução, importância e funções.
4. O processo de comunicação
- um modelo explicativo do processo de comunicação
- a filtragem e a distorção na comunicação.
5. Ouvir e escutar.
- distinção entre ouvir e escutar, porquê as pessoas não sabem escutar competentemente, consequências para os gestores da sua incompetência em escutar e alguns benefícios da escuta eficaz nas organizações.
6. Modelos de comunicação
- ESCUTE e como dar feedback construtivo.
- PAPI e como apresentar uma proposta ajustada a cada estilo
- SARA e como comunicar de modo ajustado com cada estilo.
7. Redes de comunicação organizacional
- tipos de redes, seus sentidos e sua eficácia de comunicação.
- algumas características e configurações das redes informais.
- os conceitos fulcrais associados à movimentação na rede social.
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Objetivos
Objetivos
- Saber distinguir informação de comunicação, explicar qual a sua relação, diferenciar os tipos de comunicação e interpretar adequadamente as mensagens emitidas pela linguagem não verbal através dos sinais e símbolos exibidos pelas pessoas.
- Ser capaz de explicar explicar o processo de comunicação, assim como a evolução, importância e funções da comunicação nas organizações.
- Ser capaz de explicar a diferença entre ouvir e escutar, assim como porquê as pessoas não escutam de modo competente e de referir quais as desvantagens que tal acarreta para os gestores e as vantagens da escuta eficaz para as organizações.
- Saber identificar e caracterizar os modelos de comunicação e ser capaz de fazer propostas ajustadas a cada um dos seus estilos.
- Ser capaz de identificar e explicar os tipos de redes de comunicação organizacional, algumas características das redes de comunicação informal, os conceitos fundamentais relacionados com a movimentação numa rede social e a sua utilidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como análise e comentário crítico de situações ilustrativas da (in)eficácia do processo de comunicação que ocorre nas organizações.
A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.
O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871581.
- Monteiro, A. C., Caetano, J. A. C., Marques, C. H. & Lourenço, J. M. (2008). Fundamentos de Comunicação. 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789726185154.
- Lopes, M. P. & Cunha, M. P. (2011). O Mundo é Pequeno: o que podemos aprender sobre o networking e as redes sociais. Lisboa: Actual Editora. ISBN: 9789896944773.
- Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática. 4ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789726188520.
- Robbins, S. P. (2007). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.
- Sekiou, L., Blondin, L., Fabi, B., Peretti, J-M., Bayad, M., Alis, D. & Chevalier, F. (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN: 9789896590079.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não