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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT265-5908
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Gestão do Conflito
- O conceito de conflito, sua origem e causas dos conflitos.
- Tipos de conflito.
- Níveis de conflito, o continuum da intensidade do conflito e níveis de escalada do conflito.
- Os conflitos funcionais e disfuncionais.
- O processo de conflito.
- Estratégias eficazes e ineficazes para evitar conflitos.
- Métodos e técnicas de resolução de conflitos.
2. Gestão da negociação
- O conceito de negociação.
- Conceitos básicos associados aos processos negociais.
- O processo de negociação.
- Tipos de negociação e respectivas estratégias: distributiva e integrativa.
- A importância no processo negocial dos enviesamentos na tomada de decisão, do papel das variáveis de personalidade, do recurso a terceiras partes, da influência dos diferentes contextos culturais e dos efeitos das diferenças culturais sobre os estilos de negociação.
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Objetivos
Objetivos
No final do módulo de Gestão do Conflito e da Negociação é suposto que cada estudante consiga atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
- conhecer os conceitos e saber aplicá-los na análise do que ocorreu em contexto organizacional.
- conseguir identificar numa situação de conflito as partes envolvidas, o contexto em que ocorreu, a(s) causas desse conflito, quando foi percebido pelas partes, quando se manifestou, quais os interesses e as posições das partes envolvidas no diferendo, quais as estratégias que foram utilizadas para lidar com o mesmo, qual foi a (in)eficácia das estratégias usadas e se houve, ou não, recurso a terceiras partes e, se sim, como se processou essa intervenção.
- ser capaz de numa negociação identificar adequadamente o tipo de estratégia de negociação foi utilizada pelas partes, qual foi o comportamento perfilhado pelas partes envolvidas em cada uma das etapas do processo negocial ocorrido e quais foram os resultados obtidos para cada uma das partes envolvidas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como análise e comentário crítico de simulações ilustrativas de processos de conflito e de negociação que ocorrem nas organizações.
A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.
O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bilhim, J.F. (2009). Teoria Organizacional: Estruturas e pessoas. 6ª Edição. Lisboa: ISCSP. ISBN: 9789728726751.
- Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871581.
- Jesuíno, J. C. (1992) . A Negociação. Estratégias e Tácticas. Lisboa: Texto Editora. ISBN: 972-47-0362-2.
- Robbins, S. P. (2011). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.
- Robbins, S. & Judge, T. A. (2010) . Comportamento Organizacional – Teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil. ISBN: 978-85-7605-569-3.
- Robbins, S; Judge, T. (2019). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (18th edition). ISBN: 9780134729749.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não