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Disciplina Gestão do Conflito e da Negociação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão do Conflito

     

    • O conceito de conflito, sua origem e causas dos conflitos.
    • Tipos de conflito.
    • Níveis de conflito, o continuum da intensidade do conflito e níveis de escalada do conflito.
    • Os conflitos funcionais e disfuncionais.
    • O processo de conflito.
    • Estratégias eficazes e ineficazes para evitar conflitos.
    • Métodos e técnicas de resolução de conflitos.

     

    2. Gestão da negociação

     

    • O conceito de negociação.
    • Conceitos básicos associados aos processos negociais.
    • O processo de negociação.
    • Tipos de negociação e respectivas estratégias: distributiva e integrativa.
    • A importância no processo negocial dos enviesamentos na tomada de decisão, do papel das variáveis de personalidade, do recurso a terceiras partes, da influência dos diferentes contextos culturais e dos efeitos das diferenças culturais sobre os estilos de negociação.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do módulo de Gestão do Conflito e da Negociação é suposto que cada estudante consiga atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:

     

    • conhecer os conceitos e saber aplicá-los na análise do que ocorreu em contexto organizacional.
    • conseguir identificar numa situação de conflito as partes envolvidas, o contexto em que ocorreu, a(s) causas desse conflito, quando foi percebido pelas partes, quando se manifestou, quais os interesses e as posições das partes envolvidas no diferendo, quais as estratégias que foram utilizadas para lidar com o mesmo, qual foi a (in)eficácia das estratégias usadas e se houve, ou não, recurso a terceiras partes e, se sim, como se processou essa intervenção.
    • ser capaz de numa negociação identificar adequadamente o tipo de estratégia de negociação foi utilizada pelas partes, qual foi o comportamento perfilhado pelas partes envolvidas em cada uma das etapas do processo negocial ocorrido e quais foram os resultados obtidos para cada uma das partes envolvidas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como análise e comentário crítico de simulações ilustrativas de processos de conflito e de negociação que ocorrem nas organizações.

     

    A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.

     

    O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bilhim, J.F. (2009). Teoria Organizacional: Estruturas e pessoas. 6ª Edição. Lisboa: ISCSP. ISBN: 9789728726751.
    • Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871581.
    • Jesuíno, J. C. (1992) . A Negociação. Estratégias e Tácticas. Lisboa: Texto Editora. ISBN: 972-47-0362-2.
    • Robbins, S. P. (2011). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.
    • Robbins, S. & Judge, T. A. (2010) . Comportamento Organizacional – Teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil. ISBN: 978-85-7605-569-3.
    • Robbins, S; Judge, T. (2019). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (18th edition). ISBN: 9780134729749.

     

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