filmeu

Disciplina Gestão do Conflito e da Negociação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão do Conflito

     

    • O conceito de conflito, sua origem e causas dos conflitos.
    • Tipos de conflito.
    • Níveis de conflito, o continuum da intensidade do conflito e níveis de escalada do conflito.
    • Os conflitos funcionais e disfuncionais.
    • O processo de conflito.
    • Estratégias eficazes e ineficazes para evitar conflitos.
    • Métodos e técnicas de resolução de conflitos.

     

    2. Gestão da negociação

     

    • O conceito de negociação.
    • Conceitos básicos associados aos processos negociais.
    • O processo de negociação.
    • Tipos de negociação e respectivas estratégias: distributiva e integrativa.
    • A importância no processo negocial dos enviesamentos na tomada de decisão, do papel das variáveis de personalidade, do recurso a terceiras partes, da influência dos diferentes contextos culturais e dos efeitos das diferenças culturais sobre os estilos de negociação.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do módulo de Gestão do Conflito e da Negociação é suposto que cada estudante consiga atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:

     

    • conhecer os conceitos e saber aplicá-los na análise do que ocorreu em contexto organizacional.
    • conseguir identificar numa situação de conflito as partes envolvidas, o contexto em que ocorreu, a(s) causas desse conflito, quando foi percebido pelas partes, quando se manifestou, quais os interesses e as posições das partes envolvidas no diferendo, quais as estratégias que foram utilizadas para lidar com o mesmo, qual foi a (in)eficácia das estratégias usadas e se houve, ou não, recurso a terceiras partes e, se sim, como se processou essa intervenção.
    • ser capaz de numa negociação identificar adequadamente o tipo de estratégia de negociação foi utilizada pelas partes, qual foi o comportamento perfilhado pelas partes envolvidas em cada uma das etapas do processo negocial ocorrido e quais foram os resultados obtidos para cada uma das partes envolvidas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas incluem a exposição e discussão das diversas temáticas, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional, bem como análise e comentário crítico de simulações ilustrativas de processos de conflito e de negociação que ocorrem nas organizações.

     

    A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho individual que corresponde a 100% da nota final, o qual deverá cumprir as normas definidas. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores.

     

    O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado e a assistência a pelo menos 90% das aulas, salvo despacho em contrário, previamente emitido pela Direção do Curso. Se a nota obtida for inferior a 10 valores, ou se pretender fazer melhoria de nota poderá submeter-se à 2ª época de avaliação. Para mais informações leia o Regulamento do Curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bilhim, J.F. (2009). Teoria Organizacional: Estruturas e pessoas. 6ª Edição. Lisboa: ISCSP. ISBN: 9789728726751.
    • Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN 9789728871581.
    • Jesuíno, J. C. (1992) . A Negociação. Estratégias e Tácticas. Lisboa: Texto Editora. ISBN: 972-47-0362-2.
    • Robbins, S. P. (2011). Comportamento Organizacional. 11ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. ISBN: 9798576050024.
    • Robbins, S. & Judge, T. A. (2010) . Comportamento Organizacional – Teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil. ISBN: 978-85-7605-569-3.
    • Robbins, S; Judge, T. (2019). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (18th edition). ISBN: 9780134729749.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios