filmeu
A participação juvenil nos processos de intervenção comunitária notícia

A participação juvenil nos processos de intervenção comunitária

Estratégias, desafios e oportunidades

01.06.23 - 13h01

Os processos de intervenção comunitária devem ser conduzidos com base na participação e cidadania ativa das pessoas e instituições como estratégia de empoderamento das mesas e desenvolvimento dos territórios.

Refletindo, em particular, sobre a participação juvenil nesses processos de intervenção comunitária, decorreu na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, no dia 24 de maio, uma aula aberta, onde se procurou saber:

  • De que forma poderemos consciencializar e motivar os jovens para se envolverem na resolução de problemas que os afetam?
  • Quais as estratégias e as abordagens mais adequadas para promover a participação juvenil? Que obstáculos e desafios poderemos encontrar?
  • E que impactos é que a participação juvenil pode trazer para o desenvolvimento local?

Para tentar ajudar a responder a estas (e outras) questões, o evento contou com a colaboração de assistentes sociais, especialistas em Desenvolvimento Comunitário, da Fundação Aga Khan Portugal, assim como de jovens Dinamizadores Comunitários que abordaram as suas experiências pessoais.

A organização e dinamização deste evento esteve a cargo do Professor Doutor Nélson Ramalho, regente da Unidade Curricular “Serviço Social e Intervenção em Comunidades”, em estreita colaboração com os alunos do 2° ano da Licenciatura em Serviço Social.

O programa constou com uma sessão de abertura realizada por Nélson Ramalho, professor auxiliar do Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona e Sandra Borges, aluna do 2° ano da Licenciatura em Serviço Social, seguido por um painel com o tema: “A participação juvenil nos processos de intervenção comunitária”, por Rodrigo Faria e Sofia Peyssonneau, assistentes sociais Técnicos de Desenvolvimento Comunitário, da Fundação Aga Khan Portugal. Em seguida os presentes puderam pensar e debater com os alunos do 2.º ano do curso de Licenciatura em Serviço Social, Tiago Carrasqueira e Flávio Lourenço e deu-se a sessão de encerramento.

Consultar fotos do evento

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios