
A participação juvenil nos processos de intervenção comunitária
Estratégias, desafios e oportunidades
01.06.23 - 13h01Os processos de intervenção comunitária devem ser conduzidos com base na participação e cidadania ativa das pessoas e instituições como estratégia de empoderamento das mesas e desenvolvimento dos territórios.
Refletindo, em particular, sobre a participação juvenil nesses processos de intervenção comunitária, decorreu na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, no dia 24 de maio, uma aula aberta, onde se procurou saber:
- De que forma poderemos consciencializar e motivar os jovens para se envolverem na resolução de problemas que os afetam?
- Quais as estratégias e as abordagens mais adequadas para promover a participação juvenil? Que obstáculos e desafios poderemos encontrar?
- E que impactos é que a participação juvenil pode trazer para o desenvolvimento local?
Para tentar ajudar a responder a estas (e outras) questões, o evento contou com a colaboração de assistentes sociais, especialistas em Desenvolvimento Comunitário, da Fundação Aga Khan Portugal, assim como de jovens Dinamizadores Comunitários que abordaram as suas experiências pessoais.
A organização e dinamização deste evento esteve a cargo do Professor Doutor Nélson Ramalho, regente da Unidade Curricular “Serviço Social e Intervenção em Comunidades”, em estreita colaboração com os alunos do 2° ano da Licenciatura em Serviço Social.
O programa constou com uma sessão de abertura realizada por Nélson Ramalho, professor auxiliar do Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona e Sandra Borges, aluna do 2° ano da Licenciatura em Serviço Social, seguido por um painel com o tema: “A participação juvenil nos processos de intervenção comunitária”, por Rodrigo Faria e Sofia Peyssonneau, assistentes sociais Técnicos de Desenvolvimento Comunitário, da Fundação Aga Khan Portugal. Em seguida os presentes puderam pensar e debater com os alunos do 2.º ano do curso de Licenciatura em Serviço Social, Tiago Carrasqueira e Flávio Lourenço e deu-se a sessão de encerramento.