Conferência debateu inovação pedagógica e futuro do ensino superior em Portugal
Especialistas e instituições reuniram-se na Universidade Lusófona para refletir sobre o impacto, a sustentabilidade e a transformação pedagógica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa acolheu, no dia 25 de maio, a conferência "Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Impacto, Sustentabilidade e Transformação Institucional" através dos Projetos CECAM e INOVEDU, reunindo docentes, investigadores, dirigentes académicos e especialistas de várias instituições de ensino superior.
O encontro promoveu a reflexão sobre os desafios da inovação pedagógica, impulsionada pelos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destacando a importância da colaboração interinstitucional na construção de práticas educativas mais eficazes, inclusivas e sustentáveis.
Ao longo da conferência, as sessões plenárias, mesas-redondas e salas paralelas permitiram a partilha de experiências desenvolvidas no âmbito dos consórcios CECAM e INOVEDU, abordando temas como a excelência pedagógica, o desenvolvimento docente, as metodologias ativas, os ambientes digitais de aprendizagem, as mentorias e o peer learning.
O programa incluiu ainda a apresentação do Prémio de Melhor Prática de Inovação Pedagógica e terminou com uma sessão de encerramento dedicada à reflexão sobre o futuro dos dois consórcios e o seu contributo para a transformação institucional do ensino superior.
Texto
Sara Serrano
Vídeo (Cobertura)
Sara Serrano e Matilde Gomez
Vídeo (Edição)
Marco Migueis
Outras Notícias
- ULusófona celebra criatividade, talento e comunidade no Over & Out 2026
- ULusófona promove reflexão sobre ecologia digital e desafios da teoria social
- ULusófona promove desenvolvimento profissional das equipas de limpeza
- Residências artísticas reforçam aprendizagem prática na Universidade Lusófona
- Estudantes da ULusófona dão voz a quem concilia trabalho e ensino superior





