filmeu
Imagem notícias defeito 1

Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações - Call for Papers

Está aberta o call for papers para a Vista, a revista de de cultura visual

19.12.18 - 00h00


O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à Internet e a sua penetração junto da população, conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes.

O enfoque multidisciplinar da educação mediática e digital adiciona-se à questão intergeracional. Estas são as ideias de partida deste número especial, que pretende aprofundar o eixo temático de que a alfabetização mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por competências culturais distintas (mediáticas e digitais) e entre gerações, como cidadãos analógicos e digitais, emigrantes e nativos digitais. Desde os retratos de família às selfies captadas pelos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos media, que merecem ser repensados a partir da ideia de geração.

Quais são os ambientes visuais de socialização das diferentes gerações? Que influências exercem no seu quotidiano, na sua experiência e na sua memória? Que papel tem a literacia visual e mediática no processo de compreensão da relação entre as várias gerações e os diversos média? Quais os contributos da cultura visual nos processos pedagógicos? Quais os contributos da perspetiva geracional para a compreensão das transformações e impactos da imagem na contemporaneidade? A cultura visual constitui-se como aproximadora de gerações? Quais as propostas e reflexões teóricas mais adequadas no contexto atual? A cultura visual constitui-se como elemento inspirador para a profusão das metodologias participativas nesta área da chamada de artigos? A era digital e a sua cultura visual própria pode criar barreiras geracionais? A cultura visual digital assume uma perspetiva intergeracional?

Call for Papers

As submissões para a vista - revista de cultura visual estão abertas em permanência. São aceites artigos, recensões (livros, filmes, exposições...), conversas e projetos visuais em torno da temática da imagem escritos em português, inglês, espanhol e francês. As normas de publicação encontram-se disponíveis aqui.

Datas Importantes

  • Data-limite de submissão dos trabalhos: 15 de março de 2019
  • Data-limite da notificação sobre a aceitação: 29 de abril de 2019
  • Publicação da revista: 31 de julho de 2019

As propostas podem ser enviadas para o email da vista: vista.culturavisual@gmail.com

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios