Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações - Call for Papers
Está aberta o call for papers para a Vista, a revista de de cultura visual
19.12.18 - 00h00O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à Internet e a sua penetração junto da população, conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes.
O enfoque multidisciplinar da educação mediática e digital adiciona-se à questão intergeracional. Estas são as ideias de partida deste número especial, que pretende aprofundar o eixo temático de que a alfabetização mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por competências culturais distintas (mediáticas e digitais) e entre gerações, como cidadãos analógicos e digitais, emigrantes e nativos digitais. Desde os retratos de família às selfies captadas pelos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos media, que merecem ser repensados a partir da ideia de geração.
Quais são os ambientes visuais de socialização das diferentes gerações? Que influências exercem no seu quotidiano, na sua experiência e na sua memória? Que papel tem a literacia visual e mediática no processo de compreensão da relação entre as várias gerações e os diversos média? Quais os contributos da cultura visual nos processos pedagógicos? Quais os contributos da perspetiva geracional para a compreensão das transformações e impactos da imagem na contemporaneidade? A cultura visual constitui-se como aproximadora de gerações? Quais as propostas e reflexões teóricas mais adequadas no contexto atual? A cultura visual constitui-se como elemento inspirador para a profusão das metodologias participativas nesta área da chamada de artigos? A era digital e a sua cultura visual própria pode criar barreiras geracionais? A cultura visual digital assume uma perspetiva intergeracional?
Call for Papers
As submissões para a vista - revista de cultura visual estão abertas em permanência. São aceites artigos, recensões (livros, filmes, exposições...), conversas e projetos visuais em torno da temática da imagem escritos em português, inglês, espanhol e francês. As normas de publicação encontram-se disponíveis aqui.
Datas Importantes
- Data-limite de submissão dos trabalhos: 15 de março de 2019
- Data-limite da notificação sobre a aceitação: 29 de abril de 2019
- Publicação da revista: 31 de julho de 2019
As propostas podem ser enviadas para o email da vista: vista.culturavisual@gmail.com