Curso Samsara promoveu Inovação Pedagógica na ULusófona
A formação interdisciplinar procurou a reflexão e criação de práticas centradas no estudante e em desafios sociais no ensino
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Curso Samsara – Uma abordagem interdisciplinar, ética e reflexiva ao Ensino realizou-se entre 26 e 30 de janeiro de 2026, na Universidade Lusófona, em regime híbrido (presencial e online).
A iniciativa contou com a organização conjunta do CECAM, ULusófona, ISMAT, IPLUSO e ISLA Gaia, reunindo participantes interessados em renovar práticas pedagógicas.
A formação procurou capacitar docentes para implementar com confiança o enquadramento pedagógico Samsara no ensino de diferentes áreas científicas. O curso promoveu aulas inovadoras, centradas no estudante e nas suas especificidades, através de uma abordagem interdisciplinar e reflexiva.
Ao longo das sessões, foi valorizada uma aprendizagem baseada em desafios de natureza social, envolvendo os participantes na construção de projetos que estimularam a reflexão crítica, a colaboração e a responsabilidade educativa.
O Curso Samsara afirmou-se, assim, como um espaço de partilha e inovação no ensino superior.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Fernão Simões
Fotografia
Mariana Lourenço
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- INFORCE reúne academia e profissionais da Defesa, Segurança e Proteção Civil
- Nós e Eles? Olhares sobre Cultura Cigana e Interculturalidade
- Estudante da Universidade Lusófona Vence Prémio Jovem Revelação
- ULusófona destaca-se na Tailândia em Congresso de Plantas Medicinais
- BARIMOV incentiva movimento e combate sedentarismo em mulheres com obesidade





