filmeu
mestrado-ciencias-educacao-lisboa

Mestrado Ciências da Educação

Lisboa
O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos co... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais. O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas da Politícas Públicas e Contextos Educativos e de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. A atual estrutura do curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa oferece 2 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUL como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior: - 75% apreciação curricular - 25% Motivação e Justificação
  • Destinatários

    Destinatários

    Docentes e investigadores, formadores, educadores sociais, técnicos especialistas nas áreas do planeamento e intervenção comunitária.
  • Competências

    Competências

    - Ser capaz de conhecer e utilizar corretamente conceitos específicos de várias unidades curriculares do Curso; - Ser capaz de ler criticamente pesquisas na área de Ciências Sociais, nomeadamente na área da educação e formação; - Ser capaz de analisar e compreender factos e processos educativos em qualquer contexto, quer em grupo, quer individualmente, propor soluções e intervir direta ou indiretamente na mudança; - Ser capaz de conceber, planificar, incrementar e avaliar projetos educativos, formais ou não formais, tendo em conta as necessidades das pessoas ou das comunidades e os contextos onde se inserem; - Ser capaz de trabalhar individualmente e em grupo; - Ser capaz de identificar um problema e construir um projeto de pesquisa adequado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer uma formação para a pesquisa científica como bem social, e o estudo dos processos de mudança das práticas educativas e sociais de docentes e investigadores, de formadores e animadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos. Proporcionar uma formação especializada numa das áreas para responder a novas funções emergentes nos sistemas de educação e formação para os quais propõe os seguintes objetivos específicos: Compreender o impacto das Políticas Públicas na definição de conceções e práticas educativas generalizadas; Adequar o desafio de uma educação ao longo da vida na perspetiva da educação permanente e das trocas de saberes pertinentes para os contextos e vidas de adultos;
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
    • Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
    • Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    - Prof. Doutor André Robert (U. Lumière Lyon 2, França) - Prof. Doutor Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA) - Prof. Doutor José Eustáquio Romão (IPF, Brasil) - Prof. Doutor Michel Develey (U. Lumière Lyon 2, França)
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    De acordo com os objetivos de formação os Mestrados em Ciências de Educação possuem formação para intervir: . na Administração central, regional ou autárquica; . nos estabelecimentos de ensino superior, na docência, na assessoria; . na animação e intervenção comunitária, educação familiar, formação de adultos, na supervisão pedagógica; . nos centros e gabinetes de formação; . nos centros de recursos educativos; . nas práticas sócio-educativas associadas ao trabalho, à saúde, aos tempos livres; . na investigação;
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Entendido como uma formação avançada para a pesquisa, o curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa está articulado com o Programa de Doutoramento em Educação, podendo os estudantes no final da parte escolar (1º e 2º semestres), em certas condições académicas, seguir diretamente para o Curso de Doutoramento.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Secretariado

Alexandra Luisa Pereira De Oliveira

  • Extensão Telefónica
    637
  • Local de atendimento
    Sala C.0.9
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 12h e 15h às 17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3026/2011/AL01

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios