Dois projetos do CeiED financiados nos PEx da FCT 2024
Projetos do CeiED sobre a participação estudantil e o sindicalismo docente no pós-25 de Abril recebem financiamento da FCT.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No âmbito do Concurso para Projetos de Investigação de caráter Exploratório em Todos os Domínios Científicos 2024, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foram financiados oito projetos no painel das Ciências da Educação. Entre estes, dois têm coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona.
O projeto intitulado “Rutura, poder popular e emancipação? A participação dos estudantes universitários nos movimentos de alfabetização (1974-1976)”, tem como investigadora responsável Teresa Lopo. Este projeto obteve a primeira posição no painel das Ciências da Educação, alcançando uma classificação de 8,49 pontos.
O segundo projeto financiado intitula-se “O poder do protesto. A Revolução de Abril e a construção do movimento sindical docente português (1974-1979)”, coordenado por António Teodoro, diretor do CeiED, irá investigar o papel dos professores e a emergência do sindicalismo docente no contexto da Revolução de Abril.
Estes resultados constituem um importante reconhecimento da qualidade da investigação desenvolvida no CeiED e do seu contributo para o estudo da história da educação em Portugal, em particular no período pós-Revolução de Abril.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- ULusófona celebra criatividade, talento e comunidade no Over & Out 2026
- ULusófona promove reflexão sobre ecologia digital e desafios da teoria social
- ULusófona promove desenvolvimento profissional das equipas de limpeza
- Residências artísticas reforçam aprendizagem prática na Universidade Lusófona
- Estudantes da ULusófona dão voz a quem concilia trabalho e ensino superior





