Projeto de Educação Acessível traduzido em Língua Gestual e Inglês
O projeto foi criado pelos estudantes de Aplicações Multimédia e Videojogos.

O DCAM/CICANT concluiu recentemente parceria com a empresa inglesa Thriiver que permitiu adaptar para inglês, escrito e língua gestual, 10 dos 26 jogos do projeto EducaçãoAcessível.pt. Estas novas versões irão agora integrar o site do projeto e um pacote de tecnologias e recursos acessíveis destinado às crianças do Reino Unido, que será fornecido pelo programa de bolsas sociais Family Fund.
O Projeto "Educação Acessível" é o resultado de uma parceria entre a Casa Pia de Lisboa, IP - CED Jacob Rodrigues Pereira - e a Licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona. Este projeto visa conceber e distribuir gratuitamente videojogos pedagógicos com conteúdos acessíveis a crianças surdas. De momento estão disponíveis para download 21 videojogos com integração de LGP (Língua Gestual Portuguesa) direcionados ao ensino da Matemática: quatro para o pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, seis para o segundo e onze para o terceiro. Em curso está já mais uma série de jogos destinados ao terceiro ciclo.
Tratam-se de projetos integrados na componente letiva dos segundos e terceiros anos da licenciatura referida, que combinam interfaces físicos de cariz lúdico com videojogos. A definição dos conteúdos pedagógicos e a tradução para Língua Gestual Portuguesa esteve a cargo de uma equipa do CED Jacob coordenada por Laura Nunes e, nos jogos de primeiro ciclo e pré-escolar, teve a colaboração da Associação LUDUS. Já da parte da ULHT estão envolvidos os alunos de dois anos letivos coordenados por José Carlos Neves.
Todos os jogos estão ao abrigo da Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.