Falecimento do Professor Fernando Correia
A Universidade Lusófona Apresenta à Família enlutada sentidas e profundas condolências.
04.03.24 - 15h13
Muito obrigado, Fernando Correia
Fernando Correia deixou-nos a 1 de março. Foi professor de jornalismo na Universidade Lusófona durante duas décadas e nesta casa dirigiu a Licenciatura em Comunicação e Jornalismo de 2008 a 2012. Antes de se jubilar, foi distinguido com a Medalha de Ouro de Reconhecimento e Mérito da Universidade Lusófona.
Licenciado em Filosofia e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, foi membro fundador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) e da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Autor de vasta obra de investigação e análise na área dos Estudos do Jornalismo, alertou precocemente para os perigos da concentração dos media no que diz respeito à autonomia e à liberdade dos jornalistas.
As questões éticas eram uma das suas grandes preocupações. Por eleição da Assembleia da República, foi, entre 1978 e 1983, membro do Conselho de Informação para a Imprensa e, desde 2005, integrava o Conselho de Opinião da RTP. Sócio do Sindicado dos Jornalistas, integrou a direção deste organismo, nos últimos anos prévios ao 25 de Abril e esteve envolvido na organização dos primeiros três congressos dos jornalistas.
Militante antifascista, foi um dos últimos presos políticos detidos na prisão de Caxias. De lá saiu, a 27 de abril, diretamente para o jornal Diário de Lisboa, onde trabalhava, para contar como tinham sido os seus últimos dias num Portugal sem democracia. Com a carteira profissional N° 51, foi também jornalista noutras publicações, como as revistas Seara Nova e Vértice. Foi o obreiro do primeiro jornal Avante! publicado legalmente, título onde foi jornalista e subchefe de redação. Fernando Correia foi também diretor editorial da JJ - Jornalismo e Jornalistas, a revista do Clube de Jornalistas, durante cerca de duas décadas.
Mas se o legado político, jornalístico, científico e pedagógico de Fernando Correia está inscrito na história, a perda para quem o conheceu de perto é avassaladora. Ser humano sublime, sempre disponível para ouvir, discreto, calmo, sorridente, sereno. Acompanhou sempre de perto, com enorme carinho e respeito, as centenas de estudantes com quem privou e que, dizia, o ajudavam a manter-se jovem e a par dos tempos.
A Universidade Lusófona agradece a entrega, a excelência e o empenho científico, pedagógico e humano que Fernando Correia dedicou, durante tantos anos, à nossa instituição.
Outras Notícias
- Caleidoscopio Vol. 1 No. 2: O sonho da razão digital?
- Docente da ULusófona apadrinha "Bicicleta Inclusiva Intergeracional"
- Criar Saberes | Dias Abertos | Às Quartas na Lusófona
- Estudantes de Eng.ª Biomédica visitam Centro de Reabilitação de Alcoitão
- A Lusófona Filmes apresentou curtas-metragens na Cinemateca Portuguesa





