filmeu
Imagem notícias defeito 1

Falecimento do Professor Mário Mesquita

A Universidade Lusófona apresenta à Família enlutada sentidas e profundas condolências.

30.05.22 - 00h00


Mensagem da Reitoria e a Administração
A Reitoria e a Administração da Universidade Lusófona cumprem o doloroso dever de informar o falecimento do nosso Colega e Amigo Professor Doutor H.c. Mário António da Mota Mesquita.

Jornalista e diretor de jornais de referência, político e principal obreiro do articulado relativo à Comunicação Social da Constituição de 1976, o Professor Mário Mesquita foi o fundador dos cursos de Jornalismo da Universidade Lusófona. Foi também professor na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade de Coimbra, onde lançou a Licenciatura em Jornalismo, e na Escola Superior de Comunicação Social. Mas foi com a nossa Universidade Lusófona que manteve a relação mais duradoura e sem interrupções, tendo lecionado no Departamento de Ciências da Comunicação mais de 30 anos.

É marcante, inestimável e incontornável a sua influência na formação de Jornalistas, Professores e Investigadores nas áreas da Comunicação e do Jornalismo que hoje ocupam lugares de relevo na sociedade portuguesa. O seu livro O Quarto Equívoco - O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea mantém-se e irá manter-se uma das suas muitas obras de referência nos Estudos do Jornalismo.

Em 2021, a Universidade Lusófona do Porto agraciou-o com o Doutoramento Honoris Causa em Jornalismo, cerimónia que marcou em vida o nosso reconhecimento e admiração pelo nosso colega Mário Mesquita.

A quem se quiser juntar a nós numa última homenagem, informamos que o velório terá lugar no Palácio Foz, a partir das 18h00 de 30 de maio, até às 23:00. O local reabre a 31 de maio, às 10.00, e a cerimónia fúnebre inicia-se às 14.00. O funeral começa às 15.00, saindo do Palácio Foz com destino ao cemitério do Alto de São João.

À Família enlutada e a toda a Academia Lusófona a Reitoria e a Administração apresentam sentidas condolências e prestam ao Professor Mário Mesquita uma justa e sincera homenagem, conservando a memória de um homem atento e afável com discípulos e colegas.


Mensagem do Departamento de Ciências da Comunicação
Cumprimos o doloroso dever de informar os estudantes de Ciências da Comunicação e Comunicação e Jornalismo que faleceu o Prof. Mário Mesquita.

Professor no Departamento de Ciências da Comunicação há muitos anos, conviveu e formou estudantes que hoje estão em todos os meios de comunicação social.

Ao Professor Mário Mesquita se deve o ensino de algumas áreas importantes para os futuros profissionais, desde as Teorias do Jornalismo à Responsabilidade Social dos Media.

A sua obra publicada mantém-se bibliografia obrigatória em muitas unidades curriculares da Universidade Lusófona, bem como em outras instituições de ensino superior onde lecionou.

Gostaríamos de deixar aqui os nossos pêsames a todos os familiares e amigos por esta perda tão inesperada. E conservar a memória de um homem atento e afável com discípulos e colegas.

O nosso muito obrigado Professor Mário Mesquita.

Comunicado

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios