filmeu
Hei-Lab Estuda a Saúde Mental dos Profissionais de Medicina Veterinária

Hei-Lab Estuda a Saúde Mental dos Profissionais de Medicina Veterinária

Investigar os níveis de stress, comportamentos suicidas, burnout e fadiga nas profissões relacionadas à área de veterinária

02.07.23 - 13h37

Olga Cunha, Docente da Universidade Lusófona e Investigadora do Hei-Lab - Digital Human-Environment Interaction Lab (integrado na ULusófona), realizou um estudo para compreender os níveis de stress, comportamentos suicidas, burnout e fadiga associada às atividades relacionadas com a prática veterinária, nomeadamente em contextos de medicina e enfermagem, tendo as conclusões apontado para elevados problemas neste contexto.

O estudo concluiu que:

  • Mais de metade dos inquiridos reconheceu a existência de ansiedade, depressão e sintomas de stress, com mais de 25% de cada grupo apresentando sintomatologia grave.
  • O nível de comportamentos suicidas e pensamentos suicida são motivo de preocupação, admitem as autoras no decorrer da investigação. Mais de 25% relataram automutilação regular e mais de 15% assumem pensamentos suicidas de forma significativa.
  • Ao nível de fadiga por compaixão e burnout também foram indicados por 5% de cada grupo.

O trabalho, fruto da parceria entre o Hei-Lab e o Centro de Psicologia da Universidade do Porto, resultou na apresentação de um poster apresentado no IV Congresso Internacional do CINEICC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitiva e Comportamental.

Assista também à gravação do Workshop que decorreu na Universidade Lusófona, dedicado no âmbito deste importante tema, a “Saúde Mental na Profissão Veterinária”.

Aceder aqui

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios