filmeu
Hei-Lab Estuda a Saúde Mental dos Profissionais de Medicina Veterinária

Hei-Lab Estuda a Saúde Mental dos Profissionais de Medicina Veterinária

Investigar os níveis de stress, comportamentos suicidas, burnout e fadiga nas profissões relacionadas à área de veterinária

02.07.23 - 13h37

Olga Cunha, Docente da Universidade Lusófona e Investigadora do Hei-Lab - Digital Human-Environment Interaction Lab (integrado na ULusófona), realizou um estudo para compreender os níveis de stress, comportamentos suicidas, burnout e fadiga associada às atividades relacionadas com a prática veterinária, nomeadamente em contextos de medicina e enfermagem, tendo as conclusões apontado para elevados problemas neste contexto.

O estudo concluiu que:

  • Mais de metade dos inquiridos reconheceu a existência de ansiedade, depressão e sintomas de stress, com mais de 25% de cada grupo apresentando sintomatologia grave.
  • O nível de comportamentos suicidas e pensamentos suicida são motivo de preocupação, admitem as autoras no decorrer da investigação. Mais de 25% relataram automutilação regular e mais de 15% assumem pensamentos suicidas de forma significativa.
  • Ao nível de fadiga por compaixão e burnout também foram indicados por 5% de cada grupo.

O trabalho, fruto da parceria entre o Hei-Lab e o Centro de Psicologia da Universidade do Porto, resultou na apresentação de um poster apresentado no IV Congresso Internacional do CINEICC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitiva e Comportamental.

Assista também à gravação do Workshop que decorreu na Universidade Lusófona, dedicado no âmbito deste importante tema, a “Saúde Mental na Profissão Veterinária”.

Aceder aqui

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios