Investigadora da ULusófona participou na I Bienal de Teatro Popular Mirandês
Patrícia Ferraz de Matos moderou a mesa redonda “O Teatro Popular Mirandês e as suas Origens”, um dos destaques da I Bienal de Teatro Popular Mirandês
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Patrícia Ferraz de Matos, Antropóloga e Investigadora Integrada no CeiED, Universidade Lusófona, foi moderadora, a convite da Associação Tradifols, Artes & Ritmos, da mesa redonda “O Teatro Popular Mirandês e as suas Origens”, realizada em Miranda do Douro (Póvoa), em Trás-os-Montes e Alto-Douro.
Os intervenientes na mesa foram: António Bárbolo Alves (Centro de Estudos em Letras da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – e Academia de Ciências de Lisboa); José Borges Pinto (recolhas de teatro popular nos anos 70 do século XX); Waldemar Gonçalves (regrador de teatro popular); e António Garcia (professor e encenador).
A referida mesa redonda fez parte do programa da I Bienal de Teatro Popular Mirandês, que decorreu em Trás-os-Montes e Alto-Douro, nas localidades de Miranda do Douro, Póvoa e Duas Igrejas, entre os dias 22 e 23 de maio.
Além da mesa redonda, o programa incluiu: a visita a uma escola secundária para falar sobre teatro popular com os alunos; a apresentação de duas peças de teatro, uma (A Confissão do Vicente Marujo) interpretada pelo grupo local Mafarricos e outra (A Tia Lucrécia) interpretada pelo grupo convidado – GEFAC, Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra; o lançamento do livro Bienal de Teatro Popular Mirandês: Quadros que cúntan, lhembráncias que quédan, coordenado por Manuel Castro Lopes, com textos de Alcides Meirinhos, António Bárbolo Alves, José Borges Pinto e GEFAC, e editado (com textos em português e em mirandês) pela Associação Tradifols, Artes & Ritmos (Duas Igrejas, 2026); e, ainda, visitas guiadas e arruadas.
Este evento, dirigido a um público alargado e que contou sobretudo com a presença de população local, foi um marco importante no que toca à reflexão sobre o papel do teatro popular mirandês, e suas relações com os autos medievais, na cultura de Trás-os-Montes e Alto-Douro e enquanto elemento do património imaterial da humanidade.
Outras Notícias
- Recrutamento de Mentores para o Programa de Mentoria Intercultural do CLAIM
- ULusófona celebra criatividade, talento e comunidade no Over & Out 2026
- ULusófona promove reflexão sobre ecologia digital e desafios da teoria social
- ULusófona promove desenvolvimento profissional das equipas de limpeza
- Residências artísticas reforçam aprendizagem prática na Universidade Lusófona





