Imagem notícias defeito 1

Lusófona inova em automação e robótica em Veterinária

A (FMV) Medicina Veterinária é pioneira em diagnóstico avançado de imagem 3D.

15.12.21 - 00h00


O Hospital Escolar de Equinos de Sto. Estevão da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona implementou um sistema pioneiro em diagnóstico avançado de imagem 3D, o primeiro em entidades de ensino superior em Medicina Veterinária na Europa.

Este sistema que inclui Raio-X Digital Direto, Fluoroscopia, Tomosíntese e Tomografia Computadorizada (TC) em equinos permite conseguir imagens 3D num cavalo em estação não sendo necessário, para a maioria dos exames, colocar o animal sob anestesia geral.

Do um ponto de vista de diagnóstico clínico por imagem, podemos visualizar imagens nunca antes vistas que nos permitem encontrar novas anomalias especificas e caracterizá-las.

A capacidade de resolução e precisão da imagem 3D e 2D é muito maior, o que permite identificar lesões em estádios mais precoces e prevenir situações que possam ser fatais para o cavalo.

Também uma das maiores oportunidades resultantes da imagem 3D será uma enorme revolução em termos pedagógicos no ensino e um enormíssimo potencial em estudos e em investigação.

A Universidade Lusófona está a inovar em automação e robótica em Medicina Veterinária, sendo pioneira neste tipo de equipamentos em Portugal, na Europa e mesmo no Mundo e estamos cientes do enormíssimo potencial para desenvolvimento de projetos futuros.

Este sistema de diagnóstico avançado de imagem 3D implementado no Hospital Escolar de Equinos de Sto. Estevão da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona integra-se no projeto, HEAD_L - "Aliança do Ensino Superior para o Desenvolvimento da Educação, Formação e Investigação no Espaço Lusófono", aos programas "Impulso Jovens STEAM" e "Impulso Adultos" do PRR 2021-Plano de Recuperação e Resiliência.


#Recuperação em Ação



Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios