Masterclass com Rui Rio reflete sobre os valores que moldam os líderes do futuro
Na ULusófona, estudantes e docentes debatem como ética, atitude e caráter definem o verdadeiro sucesso profissional.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto recebeu o Doutor Rui Rio, economista e Presidente da Câmara do Porto entre os anos de 2002 e 2013, numa masterclass focada na questão - “O que irá diferenciar os melhores Gestores do Futuro?”.
Na abertura da sessão, a Diretora da Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa (FCESE), a docente Diana Dias, deu as boas-vindas a todos presentes e destacou a importância do compromisso ético e da responsabilidade social no ensino superior, sublinhando que “o ensino superior não deve apenas formar bons profissionais, mas também cidadãos críticos, criativos e eticamente responsáveis”.
Durante a sua intervenção, Rui Rio, destacou que o êxito profissional não se constrói apenas com formação técnica, mas sobretudo com atitude e caráter. Sublinhou que disciplina, combatividade, criatividade e bom senso são qualidades que distinguem os profissionais que evoluem e que inspiram confiança, defendendo que “ter bom senso não é evitar o conflito, mas saber onde está a razão e agir com equilíbrio para que as coisas avancem”.
Para o convidado, o percurso académico é apenas o início de uma aprendizagem contínua, pois a capacidade de compreender a realidade, comunicar com clareza e relacionar teoria e prática é essencial. Partilhou ainda a sua experiência na seleção de gestores de topo, explicando que a formação sólida e a maturidade para lidar com diferentes contextos são fatores decisivos para alcançar posições de liderança.
A sessão encerrou-se num ambiente de reconhecimento e inspiração, reforçando o compromisso da Universidade Lusófona em promover uma formação que vai além do domínio técnico, reforçando a importância do diálogo entre academia e sociedade, o que incentiva os estudantes a aliarem o conhecimento à responsabilidade ética e à capacidade de pensar criticamente o mundo que os rodeia.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófonaCréditos
Imagem
Paulo Renato
Edição
Gabriel Motta
Notícia
Gabriel Motta
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Investigadora da ULusófona participa na 3.ª Conferência Internacional da WAAR
- Estudantes da ULusófona destacam-se em Festivais Internacionais de Cinema
- Animação “Things That I Was Gathering” reforça percurso nos Festivais Europeus
- Estudantes de Engenharia do Ambiente participam em formação da LIS-Water
- Cartão de Estudante ULusófona 26/27





