filmeu
Faculdades e Escolas
FCESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa

FCESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa

Faculdades e Escolas

Ainda não sabe que curso pretende frequentar?

Ainda não sabe que curso pretende frequentar?
Tem dúvidas sobre o processo de candidatura? Assista ao Open Day & Talk, visite-nos e esclareça as suas dúvidas.

Faça-nos Uma Visita  Candidate-se  Outras Talks


Direção

Professora Doutora Diana da Silva Dias

Sata

Carla Silva

Apresentação

A Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa (FCESE) abarca as áreas económicas, sociais e da gestão, pautando-se pelo objetivo comum e transversal de formar profissionais altamente qualificados, dotados de pensamento crítico e criatividade, que lhes permitam solucionar problemas, de forma informada, estratégica e sustentável.

Assim, a FCESE assume como valores base da sua atividade a sustentabilidade, a interdisciplinaridade, a adaptabilidade, a diversidade e a multiculturalidade. A FCESE aporta valor às experiências académicas dos seus estudantes, promovendo ativa e intencionalmente o seu capital relacional e a sua gestão estratégica de carreira.

A FCESE assume um modelo académico inovador e diferenciador, que abandona um ensino centrado unicamente no conhecimento, para privilegiar a aprendizagem centrada em competências, em que o estudante deve demonstrar a sua aquisição através do seu exercício efetivo e não pela sua repetição. Técnicas pedagógicas que envolvem o recurso à gamificação, à simulação e à aprendizagem colaborativa contribuem para uma experiência formativa assente no objetivo de promover uma aprendizagem ativa, em que o estudante integra os conhecimentos teóricos na sua prática efetiva, através do crescente domínio de ferramentas que os dotem de competências reais, atuais e relevantes para a sua empregabilidade e formação profissional e social. A imersão profissional procura fazer a ponte entre a academia e o mercado de trabalho, visando uma aprendizagem mais profícua e uma mais rápida integração dos estudantes no meio profissional. Por outro lado, o contacto com estudantes e docentes de diferentes nacionalidades, com a decorrente troca de experiências e de vivências contribuem para o olhar multicultural nas diferentes áreas do conhecimento e no exercício da cidadania.

A missão da FCESE é, pois, formar cidadãos e profissionais para um mundo global, através de um modelo académico diferenciador, proporcionando aos seus estudantes uma aprendizagem baseada na investigação científica e norteada por princípios éticos e de responsabilidade social. Pretende-se ainda promover em toda a comunidade académica uma cidadania ativa e impulsionadora do desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável.

A Faculdade oferece os cursos de Licenciatura em:

Os cursos estão organizados de acordo com o modelo de Bolonha tendo, por isso, uma duração de 3 anos letivos a que correspondem 180 ECTS.

A Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa oferece, ainda, os Mestrados em:

A oferta de formação da Faculdade estende-se, ainda, às pós-graduações em:

  • Culturas e Gestão Internacional
  • Gestão Ética e Socialmente Responsável de Recursos Humanos
  • Gestão Hoteleira

Unidades de Investigação

TRIE - Transdisciplinary research centre for entrepreneurship and ecosystem innovation

Projetos Ligação à comunidade

INTREPID LAB: Innovation to Society

Funcionando como uma unidade de Transferência de Serviços Científicos e Consultoria pretende atuar como mediador e promotor da ligação entre a Universidade e Instituições não-académicas.

Centrando as suas competências nas áreas económicas, sociais e da gestão, o INTREPID LAB pretende oferecer:

  • Serviços de consultoria científica;
  • Soluções fundamentadas na Investigação ao mundo empresarial em particular, e à sociedade em geral;
  • Oportunidades de parcerias de cooperação com entidades dos sectores comercial, industrial, artístico e cultural;
  • Apoio especializado na criação de empresas spin-off;
  • Oportunidades de colaboração com entidades e redes nacionais e internacionais.

O INTREPID LAB pretende ainda promover a imersão profissional dos estudantes, através do seu papel de charneira entre a academia e o mercado de trabalho, visando uma aprendizagem mais profícua e uma mais rápida integração dos estudantes no meio profissional. Uma estreita ligação com a comunidade, possibilita que este pilar se concretize na geração de oportunidade de uma aprendizagem assente em problemas e projetos reais apresentados pelas empresas e sustentado em métodos e técnicas de ensino que possibilitem a aprendizagem de conceitos, a reflexão, o exercício e o feedback. Por outro lado, pretende-se contar com os estudantes como elementos ativos das equipas de investigação e de consultoria externa, visando proporcionar-lhes uma experiência profissional de curta duração, que visa cimentar, implementar e integrar os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do ciclo de estudos.

Ao fomentar uma interação ativa entre a Universidade e a Comunidade, o INTREPID LAB tem por objetivo desenvolver dinâmicas colaborativas sustentáveis, contribuindo ativa e intencionalmente para criar valor em prol do desenvolvimento não só institucional, mas também local, regional e nacional.

Nomes e Emails dos Diretores de Curso

Coordenadores internacionais

SATA

 

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios