filmeu
mestrado-em-exercicio-e-saude-arranca-com-sessao-de-abertura-na-ulusofona-aa

Mestrado em Exercício e Saúde arranca com sessão de abertura na ULusófona

Especialistas debateram obesidade, envelhecimento ativo e promoção de hábitos saudáveis junto de estudantes e comunidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3 ODS4 ODS10 ODS11

18.12.25 - 16h00

A sessão de abertura do Mestrado em Exercício e Saúde, promovido pela Faculdade de Desporto e Educação Física (FDEF), teve lugar no dia 30 de outubro, na Universidade Lusófona – Centro Universitário Porto.

A iniciativa teve como finalidade apresentar aos estudantes e ao público os projetos de extensão comunitária, bem como as linhas de desenvolvimento e investigação que estão a ser desenvolvidas no âmbito do mestrado, dando a conhecer as entidades parceiras envolvidas.

Ao longo da manhã, estiveram em destaque dois momentos de reflexão. O primeiro desses momentos foi proferido pela Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e especialista em saúde, Marta Guimarães. Na sua intervenção, intitulada “Obesidade: desafios clínicos, integração de cuidados e necessidade de mudança”, abordou a complexidade clínica da obesidade, a necessidade de integração de cuidados e a importância de estratégias consistentes e prolongadas para a promoção da saúde.

O segundo momento foi proferido por André Seabra, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FFUP). Na sua intervenção trouxe à discussão o tema “O Futebol para uma vida ativa e saudável: O exemplo da Federação Portuguesa de Futebol”, refletindo sobre o papel do futebol como instrumento de promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis, a partir da experiência da FPF em contextos formativos e comunitários.

Em entrevista, Eduardo Teixeira, Diretor do Mestrado, explicou que a importância desta sessão de abertura passa, sobretudo, pela oportunidade de envolver os estudantes e os sensibilizar, assim como à restante comunidade, para “a importância do exercício físico, principalmente na obesidade e no envelhecimento ativo”, mas também da importância da prática de exercício físico ao longo da vida” de forma a manter um estilo de vida saudável.

A sessão de abertura do mestrado constituiu, assim, um momento de enquadramento académico e científico do curso, promovendo reflexão sobre o papel do exercício físico na saúde e reforçando a ligação entre a FDEF e as instituições de referência nas áreas da saúde e do desporto.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona


Texto
Bruna Pereira

Fotografia
Gabriel Motta

Edição Fotografia
Gabriel Motta

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios