Mestrado em Exercício e Saúde arranca com sessão de abertura na ULusófona
Especialistas debateram obesidade, envelhecimento ativo e promoção de hábitos saudáveis junto de estudantes e comunidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A sessão de abertura do Mestrado em Exercício e Saúde, promovido pela Faculdade de Desporto e Educação Física (FDEF), teve lugar no dia 30 de outubro, na Universidade Lusófona – Centro Universitário Porto.
A iniciativa teve como finalidade apresentar aos estudantes e ao público os projetos de extensão comunitária, bem como as linhas de desenvolvimento e investigação que estão a ser desenvolvidas no âmbito do mestrado, dando a conhecer as entidades parceiras envolvidas.
Ao longo da manhã, estiveram em destaque dois momentos de reflexão. O primeiro desses momentos foi proferido pela Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e especialista em saúde, Marta Guimarães. Na sua intervenção, intitulada “Obesidade: desafios clínicos, integração de cuidados e necessidade de mudança”, abordou a complexidade clínica da obesidade, a necessidade de integração de cuidados e a importância de estratégias consistentes e prolongadas para a promoção da saúde.
O segundo momento foi proferido por André Seabra, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FFUP). Na sua intervenção trouxe à discussão o tema “O Futebol para uma vida ativa e saudável: O exemplo da Federação Portuguesa de Futebol”, refletindo sobre o papel do futebol como instrumento de promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis, a partir da experiência da FPF em contextos formativos e comunitários.
Em entrevista, Eduardo Teixeira, Diretor do Mestrado, explicou que a importância desta sessão de abertura passa, sobretudo, pela oportunidade de envolver os estudantes e os sensibilizar, assim como à restante comunidade, para “a importância do exercício físico, principalmente na obesidade e no envelhecimento ativo”, mas também da importância da prática de exercício físico ao longo da vida” de forma a manter um estilo de vida saudável.
A sessão de abertura do mestrado constituiu, assim, um momento de enquadramento académico e científico do curso, promovendo reflexão sobre o papel do exercício físico na saúde e reforçando a ligação entre a FDEF e as instituições de referência nas áreas da saúde e do desporto.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Bruna Pereira
Fotografia
Gabriel Motta
Edição Fotografia
Gabriel Motta
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Lançamento do livro o livro O Poder das Nossas Palavras em Lisboa
- Conferência debateu gestão de recursos humanos na Administração Pública
- Resultados do MedMSE mostram impacto positivo da mediação nas escolas
- IA, Ética e Futuro Social discutidos por Filósofos Contemporâneos
- Comportamentos de Risco, Jogo e Uso das Tecnologias em debate na ULusófona




