filmeu
monitoring2026-reuniu-mais-de-260-participantes-para-debater-a-monitorizacao

Monitoring2026 reuniu mais de 260 participantes para debater a monitorização

Evento online reuniu especialistas e empresas para debater a monitorização e a sustentabilidade das infraestruturas no espaço lusófono

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS9

28.01.26 - 17h03

A Universidade Lusófona promoveu, no dia 15 de janeiro de 2026, a MONITORING2026 – I Jornadas Lusófonas sobre Monitorização e Sustentabilidade das Infraestruturas, um evento que reuniu 264 participantes em formato online.

A sessão de abertura contou com a intervenção do Engenheiro Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, que abordou o estado da monitorização em Portugal, destacando desafios e oportunidades para a engenharia.

Estruturado em 3 mesas-redondas temáticas (gestão costeira, edifícios e pontes), o evento promoveu o diálogo entre academia, entidades públicas e empresas, reforçando uma abordagem multidisciplinar e colaborativa à monitorização e sustentabilidade das infraestruturas.

Esta primeira edição assumiu também uma clara vocação lusófona, alinhada com a ambição de envolver progressivamente os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesse enquadramento, o programa integrou a participação de um orador do Brasil numa das mesas-redondas e uma intervenção final dedicada à perspetiva de Angola, sublinhando a importância da cooperação e da partilha de conhecimento no espaço lusófono.

A MONITORING2026 marcou o arranque de uma nova iniciativa da Engenharia Civil da Universidade Lusófona, com perspetiva de continuidade e evolução para futuras edições de âmbito internacional.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria