Monitoring2026 reuniu mais de 260 participantes para debater a monitorização
Evento online reuniu especialistas e empresas para debater a monitorização e a sustentabilidade das infraestruturas no espaço lusófono
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona promoveu, no dia 15 de janeiro de 2026, a MONITORING2026 – I Jornadas Lusófonas sobre Monitorização e Sustentabilidade das Infraestruturas, um evento que reuniu 264 participantes em formato online.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Engenheiro Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, que abordou o estado da monitorização em Portugal, destacando desafios e oportunidades para a engenharia.
Estruturado em 3 mesas-redondas temáticas (gestão costeira, edifícios e pontes), o evento promoveu o diálogo entre academia, entidades públicas e empresas, reforçando uma abordagem multidisciplinar e colaborativa à monitorização e sustentabilidade das infraestruturas.
Esta primeira edição assumiu também uma clara vocação lusófona, alinhada com a ambição de envolver progressivamente os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesse enquadramento, o programa integrou a participação de um orador do Brasil numa das mesas-redondas e uma intervenção final dedicada à perspetiva de Angola, sublinhando a importância da cooperação e da partilha de conhecimento no espaço lusófono.
A MONITORING2026 marcou o arranque de uma nova iniciativa da Engenharia Civil da Universidade Lusófona, com perspetiva de continuidade e evolução para futuras edições de âmbito internacional.
Outras Notícias
- Caleidoscopio Vol. 1 No. 2: O sonho da razão digital?
- Docente da ULusófona apadrinha "Bicicleta Inclusiva Intergeracional"
- Criar Saberes | Dias Abertos | Às Quartas na Lusófona
- Estudantes de Eng.ª Biomédica visitam Centro de Reabilitação de Alcoitão
- A Lusófona Filmes apresentou curtas-metragens na Cinemateca Portuguesa





