filmeu
o-trabalho-do-cinema-nos-50-anos-do-25-de-abril-

O Papel do Cinema na Revolução dos Cravos

ULusófona promove série de eventos cinematográficos que retratam a Revolução

11.04.24 - 14h39

No mês de março, o Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona, em colaboração com o Mestrado em Sexologia, apresentou o filme "PRAZER, CAMARADAS!" de José Filipe Costa. O filme retrata o ano de 1975, pós-revolução do 25 de Abril, onde as personagens principais viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal.  

A questão central é se conseguirão trazer a revolução sexual aos campos lusitanos. Como descreve o realizador, o filme é a dramatização "das memórias de uma revolução que não foi apenas política, mas também sexual e de costumes", confrontando as ideias e os comportamentos de estrangeiros e portugueses sobre a intimidade e a vivência da sexualidade. Após a exibição, houve uma discussão envolvendo o realizador, Patrícia Pascoal e Tony Costa.  

Em abril, o foco volta-se para o Mestrado em Estudos Cinematográficos com a exibição de "TORRE BELA" de Thomas Harlan, "LINHA VERMELHA" de José Filipe Costa e "LÁPIS AZUL" de Rafael Antunes e Tony Costa, acompanhados de debates com renomados profissionais da área.

As referidas atividades constituem as celebrações dos 50 anos do 25 de abril, reforçando a importância do cinema como forma de reflexão e expressão na sociedade contemporânea.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona  


Fotografias

Marta Feiteira

Cobertura de Vídeo

Carolina Cebanu e Catarina Castanheira

Edição

Nelson Barradas 

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios