Como o património cinematográfico e audiovisual resulta da produção de obras fílmicas que esteve ao longo do tempo em constante evolução tecnológica, a gestão de arquivo, desde da documentação dos filmes até a sua difusão, obriga a uma formação contínua e progressiva de aquisição de conhecimentos e competências. Começa por um estudo teórico das várias áreas ligadas ao património da imagem em movimento e de uma analise crítica e reflexiva sobre a noção de arquivo e de memória. É necessário identificar os diversos processos, as técnicas e as suas deteriorações para fazer o diagnóstico das coleções. Na perspetiva da museologia cinematográfica e audiovisual, metodologias e tratamentos de conservação e restauro serão decididos a partir da deontologia profissional em vigor. Por fim, para tornar um arquivo vivo, deve-se valorizar e dar a conhecer as obras passadas. Numa formação em Património Cinematográfico e Audiovisual, existem etapas cronológicas de aprendizagem e aquisição de competência que devem ser respeitadas. Este CE propõe no desenvolvimento curricular uma formação progressiva que começa no primeiro semestre com conhecimentos teóricos aplicados para os aprofundar na prática no segundo e no terceiro semestre. A dissertação e/ou projeto permite ao aluno especializar-se numa das varias áreas do património cinematográfico.