mestrado-patrimonio-cinematografico

Mestrado Património Cinematográfico e Audiovisual

Lisboa
O 2º Ciclo em Património Cinematográfico e Audiovisual oferece uma formação única em Portugal para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas na área do Património Cinematográfico e Audiovisual, orientado para estudantes com licenciaturas de diferentes ... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O 2º Ciclo em Património Cinematográfico e Audiovisual oferece uma formação única em Portugal para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas na área do Património Cinematográfico e Audiovisual, orientado para estudantes com licenciaturas de diferentes áreas de conhecimento, nomeadamente em Ciências da Comunicação, Cinema e Media Audiovisuais, Gestão de Arquivo, Museologia ou áreas afins, propiciando o alargamento de saberes numa perspetiva integrada e interdisciplinar, com abordagens diversas e fazendo uso das perspetivas e metodologias mais recentes. Os alunos vão adquirir competências conceptuais e práticas que poderão aplicar nos vários setores do mercado profissional na área do património cinematográfico e audiovisual.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% entrevista Candidatos sem grau ou sem classificação de habilitação anterior, a entrevista assume a ponderação de 100%.
  • Competências

    Competências

    Como o património cinematográfico e audiovisual resulta da produção de obras fílmicas que esteve ao longo do tempo em constante evolução tecnológica, a gestão de arquivo, desde da documentação dos filmes até a sua difusão, obriga a uma formação contínua e progressiva de aquisição de conhecimentos e competências. Começa por um estudo teórico das várias áreas ligadas ao património da imagem em movimento e de uma analise crítica e reflexiva sobre a noção de arquivo e de memória. É necessário identificar os diversos processos, as técnicas e as suas deteriorações para fazer o diagnóstico das coleções. Na perspetiva da museologia cinematográfica e audiovisual, metodologias e tratamentos de conservação e restauro serão decididos a partir da deontologia profissional em vigor. Por fim, para tornar um arquivo vivo, deve-se valorizar e dar a conhecer as obras passadas. Numa formação em Património Cinematográfico e Audiovisual, existem etapas cronológicas de aprendizagem e aquisição de competência que devem ser respeitadas. Este CE propõe no desenvolvimento curricular uma formação progressiva que começa no primeiro semestre com conhecimentos teóricos aplicados para os aprofundar na prática no segundo e no terceiro semestre. A dissertação e/ou projeto permite ao aluno especializar-se numa das varias áreas do património cinematográfico.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos de aprendizagem do Mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual são: - aquisição de competências nas diversas áreas de gestão de coleções cinematográficas e audiovisuais, desde da sua preservação à sua curadoria; - conhecimento das várias tecnologias e práticas da imagem em movimento ao longo do tempo e as suas deteriorações, incluindo os novos formatos digitais; - aquisição de competências sobre as medidas de conservação preventiva dos acervos audiovisuais e a sua catalogação; - aquisição de competências críticas e analíticas que permitam restaurar uma obra através de uma investigação histórica, estética e sociocultural ; - desenvolver uma reflexão ativa, crítica e ética sobre o conceito de restauro e a sua aplicação na era da tecnologia digital; - difusão do património audiovisual através de múltiplas ações e programas nacionais e internacionais para reforçar a ideia de um património vivo que precisa de ser utilizado e exibido; - a realização de um ensaio fílmico a partir de filmes de arquivo.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Este 2º Ciclo de estudos em Património Cinematográfico e Audiovisual centra-se numa formação avançada que permite especializar-se nas áreas de gestão de arquivo, conservação e restauro analógico e digital (preservação), consultoria, curadoria e programação de coleções audiovisuais entre outras possibilidades.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Prossecução de estudos de 3ºciclo em Artes dos Media e Comunicação.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    José Manuel Costa Diretor da Cinemateca Portuguesa ¿ Museu do Cinema Tiago Baptista Diretor do ANIM - Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (Cinemateca Portuguesa)
  • Observações

    Observações

    As aulas teóricas ocorrem em formato de seminário, o que permite uma reflexão abrangente dos problemas em debate e fortalece a autonomia dos alunos. Esse formato suscita a atribuição de competências com base na reflexão e critica dos temas apresentados, através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. Nas aulas teóricas práticas, o módulo prático proporciona ao aluno o contacto com diferentes cenários e práxis na realidade do mercado profissional, através de aulas e visitas de estudos dadas em instituições e laboratórios especializados na área do património cinematográfico e audiovisual. Durante o ano letivo, serão regularmente convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, nacionais e internacionais, possibilitando novas perspetivas e partilha de conhecimentos com uma diversidade de realidades. As unidades curriculares são lecionadas em português e inglês. Horário: pós-laboral

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Secretariado

Daniela Marta Catanho Resende

  • Extensão Telefónica
    766
  • Local de atendimento
    Sala F.1.21
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 245/2021

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios