filmeu
porto-femme-2025-da-palco-a-revolucoes-femininas-no-coracao-do-porto

Porto Femme 2025 Dá Palco a Revoluções Femininas no Coração do Porto

Festival internacional celebrou cinema feito por mulheres e pessoas não binárias, com sessões na Universidade Lusófona e vários espaços da cidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS5 ODS10 ODS16 ODS17

30.04.25 - 14h11
porto-femme-2025(1)
porto-femme-2025(2)
porto-femme-2025(3)

A oitava edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema decorreu entre 7 e 13 de abril de 2025 e voltou a afirmar-se como um dos eventos culturais mais relevantes no panorama cinematográfico português. Com uma programação rica e diversa, o festival apresentou mais de 140 filmes oriundos de 38 países, todos realizados por mulheres ou pessoas não binárias, refletindo uma forte aposta na representatividade e na diversidade de vozes no cinema contemporâneo.

Este ano, o tema central foi “Mulheres e Revoluções”, numa evocação simbólica e política dos 50 anos do 25 de Abril. O mote atravessou toda a programação, das competições internacionais e nacionais, às sessões temáticas e às atividades paralelas.

A Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto foi uma das entidades parceiras do evento e acolheu parte da programação, com destaque para sessões especiais e debates que reuniram realizadores, estudantes e especialistas em cinema, género e política. Estes momentos foram marcados pela reflexão crítica sobre os papéis das mulheres nas lutas sociais, na arte e na construção de futuros mais justos e igualitários.

Além das exibições, o Porto Femme ofereceu masterclasses, exposições, performances e espaços de networking, reforçando o seu compromisso com a promoção do talento feminino nas artes cinematográficas. O festival continua a ser acreditado para efeitos de certificação de formação contínua de professores e educadores, o que sublinha também o seu valor pedagógico e cultural.

As sessões decorreram em várias salas da cidade, incluindo a Casa Comum da Reitoria da U.Porto, Batalha Centro de Cinema, Maus Hábitos, Passos Manuel, Mira Galerias e a Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto. O Porto Femme consolidou-se, mais uma vez, como um espaço de resistência, criação e celebração das vozes que historicamente têm sido marginalizadas no cinema.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona

Fotografia
Catarina Machado

Cobertura
Catarina Machado e Sofia Pereira

Notícia
Mariana Devezas

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria