
TISSA 2025 Reúne Participantes na Universidade Lusófona
Conferência discute o Serviço Social e a justiça social com diversas nacionalidades representadas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Conferência Internacional da TiSSA (The International Social Work and Society Academy) é um evento anual que reúne académicos, profissionais e estudantes da área de Serviço Social para discutir temas relevantes e atuais. Este ano, a conferência decorreu nas novas instalações da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, reunindo mais de 240 participantes de 27 nacionalidades diferentes, a maior parte dos quais investigadores na área do Serviço Social.
Sob a coordenação da Professora Cristiana Almeida e da Professora Diana Dias, vários docentes e estudantes de Serviço Social juntaram-se ao comité de organização do evento, permitindo desta forma o bom desenrolar da conferência, que aparentemente surpreendeu os convidados pela positiva. O evento que durou 6 dias, do dia 29 de agosto ao dia 03 de setembro, contou com manhãs e tardes de discussão e reflexão crítica, com diversas palestras, comunicações, debates, assim como alguns;momentos de lazer e de convívio como a visita guiada à zona histórica do Porto e os jantares na cidade
O tema central da conferência deste ano foi “Re-imaginar o Serviço Social e a Justiça Social: O Nexus entre Teoria, Prática e Dissidência”, escolhido por procurar questionar a tendência para a desintelectualização do Serviço Social. Pretendeu-se problematizar a redução da investigação e da prática a instrumentos técnicos ou a modelos conservadores e, em contrapartida, propor uma reconfiguração da relação entre teoria e prática enquanto atividade crítica e dissidente, capaz de contrariar lógicas hegemônicas e de promover a justiça social.
Todas as palestras e debates realizados ao longo do encontro se articularam em torno desta problemática. Entre os oradores contaram-se vários docentes e investigadores da Universidade Lusófona, nomeadamente Ana Paula Caetano, Elisabete Pinto da Costa, Eva Chaves, Hélia Bracons, Jacqueline Marques, Mónica Teixeira, Paula Ferreira e Rui Cascão.
Destacaram-se, pela sua relevância científica e impacto académico, as intervenções das duas oradoras principais da conferência. A Professora Cristiana Almeida apresentou uma reflexão aprofundada sobre a evolução das políticas sociais e do Serviço Social em Portugal no período de 1974 a 2024, no âmbito da coletânea As Revoluções da Revolução – Políticas Sociais e Serviço Social (2025), uma obra de caráter coletivo, em coautoria de docentes e estudantes da FCESE. Por sua vez, a Professora Cristina Albuquerque abrilhantou a sessão plenária com a comunicação “Justiça Social num Mundo Fractal: a ousadia das vozes dissidentes sobre o que não pode ser silenciado”, na qual sublinhou o papel da dissidência crítica como força incontornável na construção de uma justiça social efetiva.
A sessão mais marcante foi sem dúvida a sessão de boas-vindas, que contou com a presença do Professor Rudi Roose, Presidente do TISSA e editor da European Journal of Social Work, da Professora Diana Dias, Pró-Reitora para a Investigação e Inovação; da Professora Isabel Babo, Vice-Reitora para a Internacionalização; do Dr. Duarte Silva, membro do Conselho Geral da Ordem dos Assistentes Sociais de Portugal; e do Dr. Fernando Paulo, Vereador do Departamento de Educação e do Departamento de Coesão Social, além da Professora Cristiana Almeida. Todos aplaudiram a iniciativa e os objetivos do evento. Durante a sua intervenção, o Prof. Rudi, Presidente do TiSSA, sublinhou a centralidade da colaboração internacional enquanto condição sine qua non para a promoção da justiça social e para a defesa intransigente dos direitos humanos. Destacou, ainda, a necessidade imperiosa de reconstruir um Serviço Social que recuse a desintelectualização da profissão e que reafirme a articulação indissociável entre prática e teoria, concebendo-as não como esferas estanques, mas como dimensões complementares de uma mesma atividade crítica e transformadora.
A TISSA 2025 não só proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre o Serviço Social e a justiça social, mas também fortaleceu a rede de contactos entre académicos e profissionais da área, reafirmando a importância da colaboração e da partilha de experiências no desenvolvimento da prática social.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Catarina Machado
Fotografia
Catarina Machado
Vídeo (Cobertura)
Catarina Machado
Vídeo (Edição)
Catarina Machado
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Investigadores da ULusófona recebem Financiamento FCT-CEEC Individual
- Cerimónia Oficial Marca o Início da Construção do Novo Centro Universitário
- Primeira Edição da Comunidade de Prática
- ODAE – “Open Dialog in Applied Engineering 2025" em Ölüdeniz, Turquia
- ULusófona participa na edição de 2025 da Creative Skills Week em Praga