filmeu
projeto-ambiental-free-litterat

Projeto Ambiental: Free-LitterAT

O projeto consiste na preservação da biodiversidade e na redução da poluição nos oceanos

29.11.23 - 12h48

O Projeto "Free-LitterAT – Avança rumo a comunidades costeiras atlânticas livres de lixo, prevenindo e reduzindo o lixo macro e micro", no qual participa um grupo interdisciplinar de professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa (UL-CUL), foi aprovado. O Projeto é apoiado financeiramente pelo Programa Interreg Atlantic Area, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (União Europeia), com um orçamento total de €3,765,474.20, sendo o orçamento da UL-CUL de €405,570.02.

Vários parceiros internacionais (instituições de pesquisa, administrações, responsáveis políticos e universidades) participam no projeto, que é liderado pela equipa do CETMAR (Controlo e Gestão do Ambiente Marinho e dos Recursos - Espanha). A Universidade Lusófona lidera um dos 4 Pacotes de Trabalho e colabora nos restantes.

O objetivo geral do Free-LitterAT é proteger e preservar a biodiversidade e reduzir a poluição causada pelo lixo marinho. Isto será alcançado através do desenvolvimento, teste e implementação de abordagens inovadoras para prevenir e reduzir o lixo marinho, com especial ênfase em equipamento de pesca perdido ou abandonado (ALDFG) e microplásticos, compreendendo a localização, fontes e dimensões. O objetivo mais amplo é alcançar comunidades costeiras livres de lixo, combinando o desenvolvimento científico e tecnológico com a implementação por meio de ações-piloto e envolvimento de múltiplos intervenientes.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios