
Reunião Mid-Term do DETMED Motiva Inovação no Diagnóstico e Tratamento do Cancro
Encontro na Universidade Lusófona apresentou avanços na sonda gama de alta precisão e próximos passos do projeto europeu DETMED
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No dia 20 de fevereiro de 2025, a Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa recebeu a Reunião Mid-Term do projeto DETMED, uma iniciativa financiada pela Agência Executiva Europeia de Investigação (REA) da Comissão Europeia e coordenada pela própria instituição. O projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo inovador de sonda gama compacto e de alta precisão para otimizar a remoção cirúrgica de tumores, aumentando a eficácia no diagnóstico e tratamento do cancro. Através da investigação avançada em optoeletrónica e da aplicação de tecnologias de ponta, o DETMED aposta na colaboração internacional para impulsionar a nova geração de detetores gama de elevada sensibilidade, reunindo especialistas de Portugal, Polónia, República Checa, Eslovénia, Ucrânia, Alemanha, Hungria e Azerbaijão.
Durante a reunião, as equipas do consórcio apresentaram os avanços mais recentes do projeto e delinearam os próximos passos a desenvolver nos diferentes Work Packages (WP), com destaque para a preparação e teste de amostras inovadoras de SiPM, a investigação de parâmetros de materiais cintilantes, o desenvolvimento do circuito eletrónico e do sistema de leitura da sonda gama, bem como da gestão global do projeto. Além dos progressos técnicos, os investigadores em mobilidade partilharam as suas experiências e contributos para o avanço da investigação.
O evento contou com a participação presencial e online de todas as entidades do consórcio, incluindo a Universidade Lusófona/COFAC (Portugal), CascataChuva LDA (Portugal), Instituto de Química Geral e Inorgânica da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia VI Vernadsky (Ucrânia), Nanomaterials Research & Development (Polónia), Elmek Mozgasban Alapítvány (Hungria), Technical University of Dortmund (Alemanha), Instituto Jožef Stefan (Eslovénia), University of West Bohemia (República Checa), Instituto de Problemas de Radiação da Academia Nacional de Ciências do Azerbaijão e SETM LLC (Azerbaijão). A União Europeia esteve representada por um membro da REA, reforçando o compromisso com a inovação e a investigação no combate ao cancro. Com os avanços apresentados, o projeto segue agora para as próximas fases de desenvolvimento, visando revolucionar a precisão dos procedimentos médicos e contribuir para melhorias significativas nos cuidados aos doentes oncológicos.


Outras Notícias
- Faculdade de Direito e Ciência Política dá boas-vindas aos novos estudantes
- Estudantes de Serviço Social iniciam percurso com receção de integração
- Oportunidades de Comércio Bilateral entre Brasil e Portugal em Debate
- Docente estreia filme nos cinemas nacionais
- Estudo da necessidade de Cuidadores Informais e Formais na cidade do Porto