filmeu
ulusofona-coordena-reuniao-projeto-aqua-synapse-1920

ULusófona Coordena Reunião do Projeto Aqua Synapse

Estudar a fundo os potenciais efeitos positivos da água pobre em deutério para a saúde.

17.03.23 - 11h45

No dia 28 de janeiro, ocorreu em Bruxelas a reunião Kick-off do projeto Aqua Synapse – um projeto financiado pela Agência Executiva Europeia de Investigação da Comissão Europeia, e coordenado pela Professora Svitlana Lyubchyk da Universidade Lusófona.

O projeto Aqua Synapse é um projeto que visa estudar a fundo os potenciais efeitos positivos para a saúde da água pobre em deutério. Por exemplo, sabe-se que o conteúdo isótopo da água potável mostra efeitos na patogénese do cancro, e coloca-se a hipótese de se a redução de isótopos pesados na água potável (neste caso o deutério) pode ter efeitos biológicos positivos na saúde humana, reduzindo a suscetibilidade a muitas doenças. O projeto Aqua Synapse visa verificar esta hipótese e desenvolver mecanismos de medição dos benefícios de água pobre em deutério na saúde.

Este projeto conta com a participação de vários parceiros (investigadores e empresas) internacionais que estiveram presentes na reunião, nomeadamente: da Universidade de Oxford (Inglaterra); Universidade de Würzburg (Alemanha); Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (Portugal); HYDLLC para Pesquisa do Cancro e Desenvolvimento de Medicamentos (Hungria); Neuroplast (Holanda).

Na reunião foram discutidos várias condições inerentes à parceria entre as organizações e também futuros eventos de networking necessários para a continuação do projeto. Esta reunião foi também importante especialmente para a coordenação dos parceiros e das tarefas a serem realizadas por cada um destes para alcançar os importantes milestones no campo da investigação, assim como para discutir os futuros passos a serem dados no projeto.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios