
ULusófona Integra Órgãos de 2 Clusters de Competitividade com Impacto Nacional
A decisão foi oficializada através do Despacho n.º 2784/2025, emitido pelo Secretário de Estado da Economia e publicado a 28.02.2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona (COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C.R.L.) foi recentemente integrada em dois dos novos clusters aprovados e reconhecidos em despacho, nomeadamente o Cluster Indústrias Culturais e Criativas (CICC) e o ITD Cluster Portugal - Indústrias e Tecnologias do Desporto. A decisão foi oficializada através do Despacho n.º 2784/2025, emitido pelo Secretário de Estado da Economia e publicado a 28 de fevereiro de 2025.
O diploma de reconhecimento de quatro novos Clusters sublinha que esta iniciativa visa estimular a mobilização dos agentes económicos para uma partilha colaborativa de conhecimento. O objetivo é promover a eficiência coletiva em áreas como investigação e desenvolvimento, inovação, capacitação, internacionalização e sustentabilidade dos recursos, conferindo à economia nacional um carácter cada vez mais global.
De acordo com o despacho, os Clusters de Competitividade desempenham um papel essencial para a economia e competitividade nacional, especialmente no contexto da transição para a neutralidade climática e da liderança digital.
A Universidade Lusófona junta-se a um prestigiado conjunto de entidades que compõem os órgãos sociais e de direção do Cluster Indústrias Culturais e Criativas (CICC) e o ITD Cluster Portugal - Indústrias e Tecnologias do Desporto.
Outras Notícias
- Faculdade de Direito e Ciência Política dá boas-vindas aos novos estudantes
- Estudantes de Serviço Social iniciam percurso com receção de integração
- Oportunidades de Comércio Bilateral entre Brasil e Portugal em Debate
- Docente estreia filme nos cinemas nacionais
- Estudo da necessidade de Cuidadores Informais e Formais na cidade do Porto