ULusófona: onde a cultura popular e a tradição se fazem ouvir
Utentes do CSSCP levaram o cantar das Janeiras à Universidade Lusófona, promovendo convívio e proximidade com a comunidade académica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
As Janeiras ecoaram no hall da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto no dia 15 de janeiro de 2026 pelas vozes dos utentes do Centro Social da Sé Catedral do Porto (CSSCP), oferecendo um momento de alegria e tradição que uniu gerações.
As boas vindas ao ano que acabou de se iniciar desejadas através das cantigas populares é uma das iniciativas que a instituição leva aos estabelecimentos vizinhos e amigos, como é o caso da Universidade Lusófona, promovendo, desta forma, convívio e proximidade com a comunidade.
O Centro Social da Sé Catedral do Porto é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatuto jurídico de Fundação, cuja sede se localiza no Largo 1.º de Dezembro, no coração do centro histórico do Porto. A sua missão centra-se na intervenção junto da população da freguesia da Sé, contribuindo para o desenvolvimento dos utentes das diversas respostas sociais que disponibiliza, bem como da população em geral.
Com esta iniciativa, o CSSCP manteve viva uma tradição popular profundamente enraizada na cultura portuguesa, utilizando a música como forma de proximidade, partilha e valorização da identidade comunitária.
Créditos
Texto
Bruna Pereira
Imagem
Lara Sousa
Gabriel Motta
Vídeo
Lara Sousa
Outras Notícias
- Game Jams Culturais e a Inovação Pedagógica no Ensino Superior
- Inteligência Emocional e os Eleitores: Uma investigação de Mestrado na ULusófona
- Falecimento do Professor João Canijo
- O CLAIM ULusófona marca presença em iniciativas no âmbito das Migrações
- Investigador do CEAD apoia ação de terapia do riso contra o Idadismo





