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Disciplina Estudos Avançados em Intervenção Cognitivo-Comportamental

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como objectivo desenvolver competências de intervenção psicológica, tendo em conta os mais recentes avanços do modelo cognitivo-comportamental, e a sua aplicação com recurso às novas tecnologias. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Evolução das TCC e o desenvolvimento do mindfulness e da aceitação na psicologia: conceitos, desenvolvimento e investigação - A metacognição e os esquemas emocionais - Intervenção transdiagnóstica - Programa de Redução do Stress baseado no Mindfulness - Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness - Terapia de Aceitação e Compromisso - Terapia Focada na Compaixão CP2: Integração dos avanços da psicopatologia transdiagnóstica nas TCC CP3: Protocolos de intervenção empiricamente validados, principais aplicações e estratégias de intervenção clínica - Perturbações de ansiedade e de humor - Perturbações de personalidade - Intervenção em crianças e famílias - Intervenção na idade adulta avançada CP4: Terapias CC empiricamente validadas com recurso a tecnologias de informação e comunicação e jogos sérios: Desafios e implicações clínicas e para a investigação CP5: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de intervenção cognitivo-comportamental
  • Objetivos

    Objetivos

    AO1: Relacionar a evolução e desenvolvimento das terapias de 3ª Geração com o desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) OA2: Integrar os novos avanços na intervenção transdiagnóstica com as TCC, incluindo as terapias de 3ª Geração OA3: Analisar os principais protocolos de intervenção empiricamente validados associados aos modelos das terapias de 3ª Geração nas principais dificuldades psicológicas nos diferentes períodos do ciclo de vida OA4: Analisar os protocolos, desafios e implicações clínicas das TCC, com recurso a tecnologias de informação e comunicação e a jogos sérios OA5: Discutir e aplicar procedimentos de monitorização e tomada de decisão clínica na intervenção CC OA6: Resolver os principais desafios associados à investigação com as TCC de 3ª Geração em ambientes presenciais e/ou digitais OA7: Discutir as questões éticas da intervenção cognitivo-comportamental, incluindo as terapias de 3ª Geração
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal.  O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja intervenção clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play e realização e apresentação do trabalho de avaliação permitirão um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andersson, G., Carlbring, P., & Hadjistavropoulos, H. D. (2017). Internet-based cognitive behavior therapy. In S. Hofmann & G. Asmundson (Eds.), The science of cognitive behavioral therapy (pp. 531–549). San Diego, CA: Academic Press. Crane, R. (2009). Mindfulness based cognitive therapy. London: Routledge. Gilbert,P. (2013).The Compassionate Mind. London: Constable. Dobson, K. & Dozois, D. (2019). Handbook of cognitive-behavioral therapies (4th ed.). NY: Guilford. Hayes, S., Strosahl, K., & Wilson, K. (2011). Acceptance and commitment therapy: An experiential approach to behaviour change. NY: Guilford. Herbert, J., & Forman, E. (2011). Acceptance and mindfulness in cognitive behavior therapy: Understanding and applying the new therapies. UK: Wiley. Van Vreeswijk, M., Broersen, J., Schurink, G. (2014). Mindfulness and schema therapy. UK: Wiley.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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