filmeu

Disciplina Formas Animadas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular pretende proporcionar, aos estudantes, uma primeira incursão ao universo das Formas Animadas como forma de expressão teatral, nas suas dimensões histórica, técnica e prática , contribuindo também para o desenvolvimento de novas competências pessoais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos¿ 1. As Formas Animadas 1.1. Definição e demonstração do conceito 1.2. Panorâmica tradicional e contemporânea, influências e função. 1.3. A relação entre o ator e a forma animada 1.4. A influencia das artes plásticas e do cinema nas formas animadas   2. Dimensão histórica e estética 2.1. Breve história do teatro de formas animadas 2.2. A diversidade das formas animadas 2.2. Estética do teatro de formas animadas   ¿3. A componente técnica 3.1. A ligação entre o ator e o objeto manipulado 3.2. O trabalho de preparação física do ator/marionetista 3.4. As diferentes técnicas de manipulação   4. Desenvolvimento prático do projeto 4.1. A construção do guião e texto no teatro de animação 4.2. A construção plástica no teatro de formas animadas 4.3. A tecnologia de modelação e impressão 3D 4.4. A manipulação direta e a animação de objetos   5. Trabalho teórico sobre o teatro de formas animadas.
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno fica habilitado a identificar as Formas Animadas como forma de expressão e como um sistema de reflexão, de conceção e experimentação de práticas e saberes. Experimentar e fomentar o campo de processos de criação, com a ênfase na inter-relação entre as diferentes áreas e linguagens envolvidas nas Formas Animadas, assim como na síntese da construção de um objeto comum. Permitir ao aluno a descoberta e realização de capacidades técnicas e expressivas e o desenvolvimento da autoconfiança e da valorização pessoal.. Promover a evolução das qualidades pessoais de imaginação, criatividade e realização de projetos.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Jurkowski, Henryk. Métamorphoses-La marionnette au XX Siècle - Editora: Institut de la marionette de Charlevlle-Mézières, 2000. Amaral, Ana Maria - Teatro de Formas Animadas,Máscaras, Bonecos, Objetos - Editora: EDUSP, 2005. Amaral, Ana Maria - O Ator e Seus Duplos Senac, São Paulo, 2002. Blumenthal, Eileen - Puppetry and Puppets - Editora:Thames & Hudson, 2005 Zurbach,Christine - Vitalité des formes anciennes du théâtre de marionnettes au Portugal: (CHAIA) Universidade de Évora Zurbach,Christine - Investigação e(m) artes: perspectivas – Escola de Artes - Universidade de Évora , 2015 Zurbach, Christine - Teatro de Marionetas – editora Casa do Sul, 2002 Miguel Falcão, Catarina Firmo - Marionetas e formas animadas teorias e práticas - Editora: Companhia das Ilhas, 2019 Courtney, Richard – Jogo, teatro e pensamento – edirora:Prespetiva, São Paulo,1980
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Assiduidade

     

    10%

    Participação / Evolução

     

    20%

    Trabalho teórico

    15  DEZ 2023

    25%

    Trabalho prático / dossier

    15  DEZ 2023 45%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria