-
Apresentação
Apresentação
A UC procura que os alunos compreendam, assimilem e pratiquem o processo de gestão e marketing de eventos desde a conceptualização, planeamento e análise de viabilidade até à realização do evento e avaliação pós-evento. Com um cariz essencialmente prático quer pelo convite a diversos guestspeakers quer pela proposta de realização de um evento ou participação num evento da cidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1652-24195
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Programa organização de eventos Introdução à gestão de eventos e tipologias de classificação Planeamento e gestão de eventos Gestão estratégica e operacional de eventos Comunicação de eventos: Comunicação interna e externa Fornecedores, operações e logística; Planeamento audiovisual e catering Gerir e liderar equipas : o fator humano Eventos inclusivos Eventos virtuais e híbridos
-
Objetivos
Objetivos
Compreender o processo de gestão e marketing de eventos desde a conceptualização, planeamento e análise de viabilidade até à realização do evento e avaliação pós-evento Compreender os diferentes tipos de eventos Identificar os diversos stakeholders envolvidos nos eventos Identificar os potenciais impactos dos eventos, incluindo os impactos económicos, sociais, culturais e ambientais Identificar a importância da comunicação de marketing para diferentes tipos de eventos e a importância das parcerias Criar um plano de ação de um evento,
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Promovemos na UC a colaboração entre os alunos, incentivando a discussão de ideias, os trabalhos de grupo e projetos conjuntos para estimular a aprendizagem colaborativa e a troca de conhecimentos. Utilizaremos estudos de casos nos quais os alunos podem explorar cenários realistas, tomar decisões e ver as consequências de suas escolhas. Organizaremos visitas a empresas ou atividades práticas que permitam aos alunos aplicar conceitos da gestão de eventos no contexto real, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Isidoro, Margarida et al (2023) Manual de Organização e Gestão de Eventos, Edições Sílabo. Monteiro, Anabela et al (2022) Gestão de Pessoas no Lazer e na Animação Turistica & Eventos, Editora D'ideias. Portugal, J. P., Caetano, J., & Portugal, M. N. (2021).Gestão de eventos. Almedina.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não